O que te faz bem?
#olhabempqbemtem… Relembrar histórias e momentos que te fazem BEM!
Pense, recorde, busque e responda… O que te faz bem?!
Logo que voltamos de nossa viagem, vivenciamos alguns contratempos complicados. Para superá-los, precisei manter a calma, precisei estar presente, precisei ajudar. E tenho consciência de que provavelmente não consegui atingir 100% de sucesso nestas “tarefas”. Tenho ciência disso.
A importância de reconhecer nossas falhas
Sim, sou falho! Não sou perfeito. Sofro, choro, posso me desesperar… Para muitos pode ser doloroso reconhecer e assumir isso. Entretanto, acredito que reconhecer isto nos faz muito BEM.
Pois como seria possível consertar aquilo que não sei o que é? Buscar conscientemente nossas falhas é muito importante para nosso aprimoramento pessoal e para conquistarmos aquilo que almejamos.
Mas mesmo após essa reflexão pessoal, eu ainda me via preocupado e aproximava-me cada vez mais da desMOTIVAÇÃO! Era aquela preocupação por não poder exercer o controle que gostaria de exercer. A preocupação por algumas pessoas, momentos e resultados não serem como eu desejaria que fossem. Tudo isso me desmotivava cada vez mais. E, mesmo lutando, afinal nunca fui de me entregar… Estava cada vez mais difícil.
É que vejo a vida como uma escola. Como em toda escola, ela está cheia de professores!
Alguns destes professores são bastante severos e, quanto mais severos, mais difíceis de esquecer… Alguns impossíveis de esquecer! E assim são alguns de nossos problemas: professores severos dos quais nunca esqueceremos…
Condutores das lembranças
As lembranças são caminhos que já conhecemos…
Em meio a todo esse cenário apresentado, fui buscando minhas lembranças.
E muitas vezes me vi diante de caminhos que não me fariam bem se os escolhesse, não me levaria a solução dos problemas.
E foi aí que fiz essa analogia: lembranças são caminhos que já conhecemos.
Se tenho a opção de escolher qual caminho seguir, seria sábio de minha parte buscar pelos “caminhos” (lembranças) que me fazem bem.
E foi isso que fiz… Adentrei em minhas lembranças e voltei meus olhos para tudo aquilo que me faz BEM. Porque quando estamos bem, nos sentimos mais fortes, felizes e alegres! E assim fica muito mais fácil resolver as questões destes professores mais severos que chamo de problemas.
Um destes caminhos/lembranças me levou de volta ao projeto Olha Bem pq Bem Tem, que tem como ideia principal olhar o bem que nos cerca. Comecei a reler todos os textos do nosso blog, desde o início. E essa atitude foi me fazendo cada vez mais BEM.
Olha Bem pq Bem Tem
Como foi bom encontrar realização em um projeto tão despretensioso, que começou com uma rotineira ida a feira… Contamos um pouco sobre isso nas páginas Manifesto, Quem Somos e em O “porque” é resultado de um olhar.
Aos poucos, fomos nos abrindo para vocês e revelando sentimentos e inquietações bastante pessoais. Sempre me emociono quando releio – Ah! Vó…! , A certeza mais incerta e o texto sobre a música de Ana Vilela: Trem-bala.
Como desejamos desde o início, recebemos preciosas contribuições de leitores e seguidores. Algumas delas viraram textos aqui no blog… Foi o caso de A infância que dança livre, Abnegação, esperança e fé , Música em troca de sorrisos, Um presente de Natal e das Músicas do Bem: Mornin’ e Home.
Fomos inspirados por muitas Cenas do Bem e por Histórias do Bem que estão bem pertinho de nós… Como contamos em Reciclar é dar vida, Casa Amarela Providência e O reencontro de uma família.
E o que dizer da maravilhosa experiência que foi Viajar de uma nova forma?
Foi um privilégio poder conhecer e aprender sobre outros estilos, outras faces, outras vidas.
Foi maravilhoso conhecer A família Luft e seu outro tipo de fartura. Foi incrível conhecer e cuidar de Leo e Lennard em Bacharach. Foi maravilhoso fazer amigos como Janis e Monica, Martin, Hannie e José d’A Quinta da Portela.
Aprendemos tanto com as diferenças, com nossa caminhada, com a vida na fazenda, com o feijão preto, as ferramentas que quebraram, os achados e perdidos, o silêncio, o reflexo do antigo, com necessidades desnecessárias!!! E a lista de artigos que escrevemos sobre essa nossa experiência ficou tão grande que criamos uma sub-categoria só para esses posts… Basta buscar pela cor verde: Viagens!
Tenha consciência daquilo que te faz bem.
Ao longo dessa leitura, encontrei sorrisos, lágrimas de emoção, inspiração.
Nas cenas registradas, revivi coragem, cumplicidade, doação, amor…
Comecei a ter algumas ideias, surgiram esboços mentais para futuros textos.
Foi como fazer uma retrospectiva, enquanto traçava novos planos… Relembrei metas traçadas… Algumas conquistadas, outras já esquecidas. E senti que fui voltando ao equilíbrio…
Busque em suas lembranças esses caminhos que se apresentarão a você. Escolha aqueles que você sabe que tem o endereço certo para te levar aos lugares que mais te dão alegria, força e felicidade.
Vá e volte quantas vezes você quiser.
Ao lembrar, talvez muitos estejam diante de um livro, ou de um filme. Ou quem sabe diante daquela música que te faz recordar sentimentos que são só seus.
Se ao longo deste percurso você sentiu vontade de reencontrar, ligar, conversar com alguém para reviver essa alegria novamente, saiba que só você mesmo pode te impedir de fazer isso… Vá e viva, reviva, inspire, respire!
Que em 2017 possamos sempre lembrar de tudo aquilo que nos faz BEM!
E que venham mais viagens!
Boas festas de final de ano e…
#olhabempqbemtem
P.S. Será uma alegria para nós lermos nos comentários sobre aquilo que te traz força, alegria, amor… Sobre aquilo que te faz BEM! Suas palavras podem ajudar outras pessoas! Então compartilhe-as aqui!
Luiz Felipe Sandins Mendonça
Pingback: Olha Bem pq Bem Tem | Músicas do Bem | Photograph, Ed Sheeran, 2014
Ao ler… lembrei de uma pessoa interessante como vocês e que também tem bastante conteúdo digital e d’um livrinho: “Pão Diário” (ou “Daily Bread”). pergunta:
O que vocês acham de filosofia?