BrasilComportamento

Não é uma questão de opinião

Ou Referências para a Informação – parte 2

Em setembro de 2019, publiquei um artigo que chamei de “Referências para a Informação”. Ele permanece atual e relevante. Na lista, você encontrará minhas doses de informações diárias e semanais preferidas. ❤️

Mas, passado alguns meses que parecem anos, sinto a necessidade de compartilhar um pouco mais. Especialmente depois que li uma entrevista da Miriam Leitão com meu historiador favorito. José Murilo de Carvalho disse estar bastante preocupado com a situação no Brasil e eu também estou. (Leia a entrevista na íntegra aqui).

Então seguem algumas referências a mais, listadas com a ajuda de duas grandes amigas historiadoras para nos orientarmos nesses tempos, no mínimo, complicados, e para mim, bastante sombrios. (Obrigada, meninas!)

É que a Internet provocou algo muito sério no campo do saber: de repente qualquer um passou a opinar sobre qualquer coisa. Não importa sua formação, nem sua experiência de vida. Não importa sequer o que dizem aqueles que sabem mais do que você sobre determinado assunto. A regra é interagir, curtir ou não curtir, compartilhar, opinar. Mas será que deveria ser assim?

Lembra do Enéas? Pois… Estava certo o Enéas…

Porque, de fato, nem tudo é uma questão de opinião. Brincadeiras à parte, se chegamos até onde chegamos, foi porque muita gente pesquisou, estudou, comprovou e escreveu. O Enéas não sabia de tudo. Eu também não sei. Mas eis alguns especialistas que tem feito excelente trabalho:

Átila Iamarino:

Biólogo e pesquisador brasileiro, formado em Microbiologia e Doutor em Virologia pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Yale nos Estados Unidos. Átila poderia ter tido uma carreira brilhante no meio acadêmico, mas abraçou algo muito mais interessante. Desde 2015, dedica-se exclusivamente ao trabalho de divulgação científica no canal do YouTube denominado Nerdologia, que possui mais de 2 milhões de inscritos. (Um baita serviço para a sociedade!)

Eu já indico o Nerdologia há tempos! Mas durante a pandemia do corona vírus, Átila tem publicado diversos vídeos em seu canal pessoal, às vezes ao vivo, para informar a população brasileira sobre o vírus e seus sintomas, o andamento das pesquisas, e comparar a situação em diversos países. Átila faz a gentileza de nos entregar dados e falar apenas do que sabe, sem entrar no mérito das questões políticas. Por isso, quando entende ser necessário contrapor a pandemia a questões para a além da Biologia, ele convida outros especialistas, de diferentes áreas.

Recomendo fortemente os seguintes vídeos:

Gabriela Prioli:

Advogada e professora brasileira, que ficou conhecida nacionalmente por ter sido uma das comentaristas do quadro “O Grande Debate”, do telejornal CNN Novo Dia, da CNN Brasil.

Neste momento da pandemia do corona vírus, a Prioli também mantém um canal no YouTube para discutir questões relacionadas estritamente ao Direito. Seu mote é: “Vamos agora pensar mais com a razão e menos com a emoção”. Assim, independentemente de sua posição política e social, ela afirma que prefere sempre o diálogo e tenta dividir seus conhecimentos do ponto de vista Legal, sempre de forma muito clara e elucidativa. Vale a pena acompanhar!

Veja o canal da Gabriela neste link aqui.

Monica de Bolle:

Economista, integrante sênior do Instituto Peterson de Economia Internacional e Professora na SAIS (Universidade Johns Hopkins). Anteriormente, também foi diretora do Instituto de Estudos de Política Econômica (IEPE) e trabalhou no Fundo Monetário Internacional. Possui doutorado em Economia pela London School of Economics and Political Science e escreveu muitos livros sobre a economia brasileira ao longo dos anos, além de mais de 400 artigos de opinião na imprensa brasileira e internacional. Ou seja, Monica entende MESMO de Economia, e explica a matéria de uma forma bastante acessível. Ela também tem um canal no YouTube que pode nos ajudar a entender o momento que estamos vivendo.

Para acompanhar o canal da Monica de Bolle, clique neste link aqui.

E, se quiser matar dois coelhos de uma cajadada só, ela também participou de uma Live do Átila: assista aqui.

Rita von Hunty:

E para aqueles que sabem que o “tio Carlinhos” nada tem a ver com Rússia, Cuba ou Venezuela (e também para aqueles que acham que têm a ver 🙄), a Rita von Hunty do Tempero Drag é ma-ra-vi-lho-sa!

Seu criador, Guilherme Terreri Lima Pereira, é ator e professor, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Através de sua personagem, ele ensina conceitos fundamentais do Marxismo e de outras correntes da Filosofia e das Ciências Políticas, promovendo reflexões sobre o atual status quo e levando-nos a pensar sobre quão diferente poderia ser o mundo. Claro, sempre com muito sarcasmo e bom humor. A-do-ro!

Há vários vídeos muito bons. Vale a pena seguir o canal. Mas este aqui é obrigatório. E amei este aqui também. 🤭 hihihi

Para quem prefere ler:

Se, porém, você prefere ler, seguem duas indicações densas e importantes:

Sidney Chalhoub:

Possui um currículo longuíssimo, mas atualmente é professor dos departamentos de História e de Estudos Africanos na Universidade de Harvard, associado ao departamento de “Romance Languages and Literature” na mesma instituição. Foi Diretor Associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (Unicamp) e, em 1997, recebeu um prêmio Jabuti, um dos principais prêmios do gênero no Brasil, na categoria Ensaio pelo livro: Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. Pois é precisamente este livro que merece ser lido neste momento que estamos vivendo. Afinal, é realmente incrível como muitas situações vividas no Rio de Janeiro, durante as epidemias ocorridas entre 1850 e 1920, têm se repetido na epidemia de agora.

Se quiser encurtar a leitura, leia esta entrevista do Chalhoub para a BBC aqui.
Não esqueça que ele também foi um dos convidados do Átila Iamarino. Veja aqui.

Por último, mas não menos importante…

Jason Stanley:

Filósofo estudioso do Neofascismo. Atualmente, é professor de Filosofia na Universidade de Yale em New Haven e tem um livro incrível intitulado “Como Funciona o Fascismo” (2018). Leia este último e verás… Infelizmente, tem tudo a ver com o Brasil atual.

Se quiser uma leitura mais breve, espie aqui uma entrevista do Stanley para o El Pais, realizada em 2019.

A vida passa e realmente te ensina um monte de coisas. (Ensina a quem quer aprender, né? rs)

A primeira delas é resumida naquela famosa frase de Sócrates: “Só sei que nada sei”. O mundo é imenso e por mais que estudemos e vivamos, sabemos muito pouco mesmo sobre tudo, sobre a vida… Há sempre alguém que sabe mais do que você e que merece ser ouvido, pelo menos sobre um determinado assunto, sem que do outro lado se responda “é uma questão de opinião”. Não, de fato, não é.

Dê voz a especialistas que dedicaram suas vidas a determinados temas. Compartilhe as informações oferecidas por eles. Muito cuidado com charlatões que se autointitulam filósofos, médicos e coaches, sem nunca terem sido nada. Diga não a vídeos e notícias que não indicam suas fontes ou seus autores. Quando receber algo desta natureza, cheque as informações antes de compartilhar. Dessa forma, você ajudará a você mesmo em primeiro lugar, mas também a todos nós.

P.S. O Alex Castro, uma de minhas Referências para a Loucura, tem um texto incrível sobre o exercício da não opinião. Vale a pena conferir aqui.

Rachel Jaccoud Amaro

Para serviços de Produção de Conteúdo e Criação de Websites, clique aqui.

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.