ComportamentoViagens

Quando silêncio é preciso

#olhabempqbemtem no silêncio.

Na semana passada, contei para vocês como tinha sido minha primeira semana de trabalho na pequena cidade de Bacharach, na Alemanha, e qual foi o meu “OLHAR do BEM” para as dificuldades que ali encontrei (se você ainda não leu, leia aqui).

Minha segunda semana de trabalho, entretanto, apresentou novos desafios. O trabalho nos vinhedos tinha chegado ao fim. E agora a ajuda necessária era para a reforma e restauração da enorme adega do século XIX, pertencente a vinícola na qual estávamos trabalhando.

A tarefa a mim designada era a de remover camadas de uma das antigas paredes, para deixar à mostra os tijolos da construção original de 1890. A ideia da Melanie, proprietária da vinícola, era que as camadas fossem removidas apenas em alguns locais, criando formas decorativas na parede.

A ideia do trabalho em si é muito legal. Entretanto, para executa-la, era necessário usar uma pequena britadeira. Nada mais do que uma ferramenta que consiste em uma pistola com a ponta de metal, que funciona através de um compressor de ar e que faz um tremendo barulho!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por causa disso, era necessário que eu usasse um capacete para abafar o som. Mesmo assim, o barulho que se ouvia era grande demais! E assim foi durante toda a semana.

Nos primeiros dias do trabalho, fiz somente essa tarefa e, quando terminava, o cansaço era mais mental do que físico. O motivo, sem dúvida, era o som que acompanhava meu trabalho.

E, como vocês já sabem, temos aproveitado nossas experiências com o Workaway para treinar e praticar nosso olhar na filosofia do OLHA BEM PQ BEM TEM.

Mas o que tinha de BEM ali?

Muito barulho, poeira… Um trabalho que exigia força e resistência principalmente nas mãos. Afinal, o movimento e a contínua vibração deixaram meus dedos bem doloridos. Estava difícil encontrar BEM ali…

No meu tempo livre, enquanto fazia outras atividades, resolvi analisar aquela tarefa. Queria escrever sobre aquilo, mas nada encontrava. Decidi que iria me concentrar nos detalhes no próximo dia, enquanto estivesse ali. Mas, mais uma vez, lá estava eu em meio ao grande barulho e poeira.

Conforme havia pensando em fazer, tentei observar onde estava o BEM daquela atividade. Porém, mais uma vez, o barulho interrompeu o silêncio que eu procurava para poder refletir… Lembrei-me da famosa frase de Charles Chaplin: “o som aniquila a beleza do silêncio”. E então…

EURECA!

Olha Bem pq Bem Tem… no silêncio necessário para encontrar sabedoria e aprendizagem naquilo que nos cerca.

Realmente, em meio a tanto barulho, vi uma enorme dificuldade em enxergar o BEM que gostaria de compartilhar. Aprendi que, pelo menos para mim, o silêncio e a tranquilidade são instrumentos necessários para refletir.

Para quem estava de fora, parecia ser mais fácil apontar possíveis “BENS”. Minha esposa, por exemplo, que é historiadora, vê um enorme BEM no simples fato do trabalho envolver a restauração de uma construção do século XIX. Mas eu não estaria sendo sincero se escrevesse sobre isso…

O trabalho que executei, levou-me a um processo de autoconhecimento muito positivo. Comecei a perceber que não era apenas o barulho do atrito entre a máquina e a parede que não me deixavam refletir…

No local onde estávamos, nosso dia a dia envolvia outras pessoas e outros tipos de barulho… Música alta, conversas paralelas ou até mesmo modos de falar podem ser incômodos se é do silêncio que você precisa. Às vezes, o conflito de terceiras pessoas já é suficiente para que todo o ambiente ganhe boas doses de agitação e estresse.

Portanto, o BEM sincero que vi e que escolho compartilhar aqui é: o silêncio e a tranquilidade são excelentes professores para todos aqueles que desejam refletir sobre suas ações, atividades diárias e relações em geral.

Que possamos nos lembrar disso na próxima vez que precisarmos de um momento de paz.

Busque o silêncio! Como diz a música do Duda Leindecker: tenha fé n’A força do silêncio!”.

Nesta última semana, comprovei que os lugares que mais me inspiram são ao ar livre, com a natureza ao redor… Como o do parque que inspirou meu último post, ou da fazenda, que esteve presente nesses outros posts aqui e aqui.

E para você? Que tipo de ambiente te inspira? Compartilhe aqui nos comentários quais lugares lhe transmitem esse sentimento de tranquilidade, que te ajuda a pensar e a colocar suas ideias em ordem.

Muito obrigado e… #olhabempqbemtem

Luiz Felipe Sandins Mendonça

 

 Trilha sonora deste post:

A Força do Silêncio – Pouca Vogal

Luiz Felipe Sandins Mendonça

Luiz Felipe é um empresário com alma de artista. Desde 2019, ele ajuda pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida através dos produtos da Omnilife. Dono de uma mente extremamente criativa, otimista incorrigível, é ele o criador do Olha Bem pq Bem Tem.

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.