Comportamento

Olhares durante a quarentena

#olhabempqbemtem… bons olhares durante a quarentena.

Estou voltando a realizar atividades físicas que já fizeram parte de minha vida e que naquela ocasião me proporcionaram ficar em forma como nunca antes! Iniciei esta semana uma alimentação mais balanceada, e evito tudo aquilo que sei que não me faz bem. Ontem acabei de ler um excelente livro que em breve deverá aparecer por aqui como sugestão para a sessão Leituras do Bem. Projetos saem do papel, novos projetos surgem, e tudo isso acontece em meio ao que muitos, infelizmente, veem apenas como caos!

Claro, não podemos negligenciar toda esta adversidade que estamos vivendo! A situação é muito séria e não cabe a mim, nem a ninguém, uma atitude destas. Mas, como refletiu bem o ilustre Napoleon Hill: “Cada adversidade traz consigo uma vantagem semelhante”. E, perceber isso, não apenas neste momento, mas ao longo de toda nossa vida, pode mudar tudo.

Neste momento estou em Portugal, na cidade de Braga. Aqui estamos em estado de emergência, em quarentena restrita, desde 19 de março de 2020. Por isso, não podemos sair às ruas, a não ser para situações muito pontuais como ir ao mercado ou fazer uma breve caminhada, por exemplo. E, no último domingo, foi isso que eu e minha esposa fizemos.

Olhares durante a quarentena

Enquanto caminhávamos, observamos a natureza, mais viva, mais colorida, mais intensa. Certamente estamos tendo o privilégio de viver e ver uma das primaveras mais bonitas que sequer imaginamos presenciar!

Claramente, o mundo precisava deste tempo para regenerar-se e é o que tem feito. Agora, ele cura-se do monóxido de carbono dispersado pelos veículos automotores que eram utilizados para milhares de nós irmos ao trabalho. Trabalho que muitas vezes acontecem em fábricas que eliminam todos dias os mais sujos e nocivos poluentes. Fábricas que constroem aeronaves para sobrevoarem na imensidão do céu, transportando muitos de nós em suas viagens (inclusive eu). O mundo agora recupera-se de tudo isso que está sendo obrigado a diminuir e quase parar.

De minha janela, observo outras janelas de lares. Vejo uma mãe e sua pequena filha limpando os vidros da varanda, divertindo-se com tudo isso. Também vejo um jovem pai, com seu filho de menos de 1 ano, aproveitando os raios de sol de uma bela manhã, ao mesmo tempo em que observa a imensidão do horizonte e a imensidão de um céu cada dia mais azul. Vejo dois jovens que usufruem da mesa de sua varanda para almoçarem acompanhados das flores que cultivam, que a cada dia também ganham mais cor e transmitem mais vida. Por fim, vejo um senhor de avançada idade que nos inspira, pois em sua varanda alonga-se e exercita-se. E, após o cultivo diário de suas plantas, repousa aproveitando o calor do sol e lendo um livro.

Aproveite as oportunidades que lhe são dadas

Todas essas situações do cotidiano que acabei de descrever são oportunidades sempre existiram. Todos estes vizinhos moram nesses mesmos lugares há mais de um ano, pois os tios da minha esposa que tem nos abrigado em sua casa moram aqui há mais de um ano e, nesse período, nunca perceberam nenhuma mudança na vizinhança.

Ao que parece, nossos atuais vizinhos jamais tinham aproveitado suas casas como tem aproveitado. Será que foi preciso toda essa adversidade que estamos a viver para que eles finalmente pudessem olhar para tudo aquilo que sempre esteve bem diante de seus olhos?

Quando tudo isso passar, e não tenho dúvidas de que vai passar, é provável que lembremos destes momentos de quarentena com muito carinho! Afinal, tempo para as pequenas grandes coisas andava bastante escasso. E talvez agora muitos estejam entendendo o sentido da famosa e velha máxima “o tempo é precioso!” ou, “o tempo não volta mais”.

Pode ser que, ao contrário, você ainda esteja indignado por estar preso em sua casa. (É… parece que não é fácil ser um pássaro dentro de uma gaiola, né?). Então reflita e acredite: este momento é uma oportunidade incrível para nos aprimorarmos e melhorarmos.

→ Leia também Sugestões para curtir a quarentena

O momento é de transformação

Estamos a viver uma transformação, uma mudança de hábitos e um melhor uso das ferramentas que temos em mãos. Depois de tudo isso, acredito que grandes empresas certamente adotarão sistemas de home-office com mais frequência. Muitos descobrirão habilidades que estavam ocultas. Acredito que as pessoas vão se unir, vão entender outras perspectivas como a do passarinho que vive na gaiola, como a de sermos iguais, independentemente da nossa cor ou classe social.

Talvez alguns sejam mais privilegiados do que outros, ou talvez tenham aproveitado melhor as oportunidades. Mas também nada impede de compartilharmos uns com os outros as nossas instruções, habilidades… Vamos dividir aquilo que temos de melhor. Por exemplo, eu sempre ouvi que deixava os outros mais alegres com meu humor. Por isso, resolvi fazer vídeos de comédia com o tema da quarentena. Que tal aproveitarmos isto tudo para criarmos o hábito de ajudar uns aos outros e termos humildade para pedir ajuda?

→ Assista os meus vídeos de comédia aqui. Se você gostar, por gentileza curta, inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos. Eu agradeço muito!

Por tudo isso, neste momento, peço a sua ajuda para abraçar a missão de fazer o Olha Bem porque Bem Tem alcançar o máximo de pessoas que puder. Vamos compartilhar nossos olhares durante a quarentena! Neste momento repleto de notícias ruins, precisamos levar adiante boas expectativas para todas as pessoas.

Saiba como você pode nos ajudar neste link aqui. Conto com você!

Muito obrigado e lembre-se sempre #olhabempqbemtem

Luiz Felipe Sandins Mendonça

–> Está procurando tirar seus próprios projetos do papel mas precisa de ajuda? Consulte os serviços da Rachel Jaccoud Amaro. Ela pode te ajudar com criação de sites e produção de conteúdo atrativo e de qualidade. Saiba mais aqui.

Luiz Felipe Sandins Mendonça

Luiz Felipe é um empresário com alma de artista. Desde 2019, ele ajuda pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida através dos produtos da Omnilife. Dono de uma mente extremamente criativa, otimista incorrigível, é ele o criador do Olha Bem pq Bem Tem.

2 thoughts on “Olhares durante a quarentena

  • Luana Ribeiro

    Certamente esse é um tempo de mudanças de hábitos e descoberta de habilidades. Excelente reflexão! Ah, e os vídeos de comédia estão hilários. Parabéns a todos os envolvidos pela criatividade.

    Resposta

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.