Filmes do Bem

Chocolate

Chocolate (k-drama) é uma série sul-coreana lançada no final de 2019 pela Netflix, repleta de inocência, sensibilidade e empatia. E, exatamente por isso, resolvi incluí-la em nossa sessão de Filmes do Bem.

Minha história com a teledramaturgia coreana vem de longa data… Ela inicia-se em um tempo que a Netflix nem sonhava em existir e, para termos acesso a conteúdos produzidos do outro lado do mundo, era necessário um exército de voluntários e tradutores informais que dedicavam algumas de suas horas diárias para traduzir e compartilhar esse material nos esconderijos da internet.

Ah… Que saudade dos tempos em que eu estudava japonês! Costumo contar com orgulho que já fiz parte deste grupo de voluntários. Lá, no início dos anos 2000, séries e novelas coreanas, taiwanesas e japonesas tornaram-se uma verdadeira paixão para mim, especialmente pela profundidade e sensibilidade de suas narrativas. Hoje, depois de ter traduzidos muitas delas, quase nem acredito que seja tão fácil encontrar as produções atuais à distância de um clique na Netflix.

A saudade bateu, e foi assim que comecei a assistir Chocolate.

Sinopse:

Chocolate (coreano: 초콜릿; RR: Chokolit) é uma série de 16 episódios, estrelada por Yoon Kye-sang, Ha Ji-won, Jang Seung-jo, Teo Yoo e Min Jin-woong. Produzida pela JYP Pictures, foi lançada em novembro de 2019 e exibida pela Netflix em vários países.

A série Chocolate é sobre coincidências, sobre as peças que a vida nos prega, sobre o destino. Após um breve e memorável encontro em suas infâncias, um homem torna-se neurocirurgião, embora sonhasse em se tornar um cozinheiro. E uma mulher torna-se cozinheira por causa dele.

À primeira vista, a série pode parecer apenas um romance bem água com açúcar e até é. Mas o reencontro dessas crianças na fase adulta acontece principalmente em um lar para doentes terminais. E as experiências vividas ali é que realmente dão o tom da série, sendo responsáveis pelos muitos aprendizados dos personagens e pelas lágrimas dos telespectadores.

Por que Chocolate é um Filme do Bem?

Chocolate foi escolhida para nossa sessão de Filmes do Bem por causa da sensibilidade com que nos conta uma história. Desde o início da série, sabemos que as vidas dos dois personagens principais estão interligadas. Mas ambos guardam segredos, dores e anseios que vão sendo revelados apenas aos poucos, ao longo dos dezesseis episódios.

Essa cadência com que a história é contada, repleta de flashbacks e flash forwards, aguça a curiosidade de quem assiste – algo que a teledramaturgia coreana sabe fazer muito bem. Mas, para além do bom uso desta técnica de contar histórias, essas revelações parciais estão intimamente ligadas ao desenvolvimento pessoal de cada um dos personagens. Assim, a história vai sendo revelada conforme eles mesmos descobrem seus sentimentos.

Essas descobertas acontecem com a ajuda do ambiente no qual eles se encontram. Ao trabalharem em um lar para doentes terminais, eles aprendem com os pacientes conceitos que não puderam aprender durante sua infância: cuidado, atenção, respeito, carinho, empatia, cumplicidade. Aviso: muitas lágrimas rolarão!

A série, portanto, é sobre autoconhecimento, muito mais do que sobre amor.

Não espere beijos ardentes e paixão avassaladora. Não é assim que os dramas coreanos funcionam. Espere por cenas cheias de gentileza, por olhares, e um romance vagaroso que há muito se perdeu na cultura ocidental. Surpreenda-se com um jeito diferente de narrar uma história e também de viver a vida.

Já assistiu a série Chocolate? Conte para a gente o que você achou aqui nos comentários e não perca outras sugestões de nossa sessão Filmes do Bem?

Rachel Jaccoud Amaro

–> Está procurando tirar seus próprios projetos do papel mas precisa de ajuda? Consulte os meus serviços. Posso te ajudar com criação de sites, revisão ou produção de conteúdo atrativo e de qualidade. Saiba mais aqui.

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

2 thoughts on “Chocolate

  • Amei chocolate! Trouxe muita aprendizagem, que devemos em tudo dar o nosso melhor. O romance entre Lee Kang e Cha Yong vai sendo construído ao longo da história e isso o torna muito belo. Não é algo que surge do nada. É puro, é inocente, o que o torna real, verdadeiro. Deixou um gosto de quero mais, poderia ter uma segunda temporada !!

    Resposta
    • Olá, Hélida! Este é também um dos principais motivos pelos quais gostamos da série: relacionamentos podem ser construídos aos poucos, tendo por base as experiências vividas juntos. E o amor que surge daí tende a ser mais maduro e sólido. Não precisa ser a primeira vista para ser bom. =) Que bom que você gostou. Muito obrigado por compartilhar suas impressões aqui com a gente.

      Resposta

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.