Comportamento

Sugestões para curtir a quarentena

Eu sempre amei ficar em casa, tanto quanto sempre amei viajar. Mas, já estou há 14 dias em quarentena. E tem ficado cada vez mais difícil. É natural… Tudo que é demais enjoa. Mas, olhando por outro aspecto, a maioria de nós está diante de uma oportunidade única: ter mais tempo.

Tempo é a desculpa que todos nós usamos para não fazer nenhuma coisa que tenhamos ou não vontade. A falta de tempo faz com que adiemos sonhos e metas, posterguemos tarefas, vivamos em constante inércia.

Agora, porém, se mantivermos a calma e a organização, poderemos eliminar de nossas listas pelo menos um, ou dois, ou mais itens que já tínhamos em mente há algum tempo. Quem sabe talvez finalmente ler aquele livro que você ainda não leu? Quem sabe arrumar aquele armário cheio de tralhas? Que tal dormir um pouco mais? Que tal transformar sonhos em projetos ou até tirar projetos do papel?

É verdade que, para mim, esta quarentena representa um desafio menor do que para a maioria das pessoas. Afinal, o trabalho remoto é uma realidade na minha vida há quase 3 anos. E, para mim, é também a melhor forma de se trabalhar! Por isso, compartilharei um pouco da minha rotina, com algumas sugestões para curtir a quarentena. (Tenho certeza que alguns gostarão tanto deste estilo de vida, que acabarão por adotá-lo com ou sem corona vírus!)

(Falarei para aqueles sem filhos pequenos, ok? Sei bem que filhos pequenos demandam uma rotina completamente diferente. E aí… Bem, talvez algumas coisas listadas sejam de grande valia. Mas, sinto muito em não poder ajudar mais! É que não tenho nenhuma prática neste quesito).

1. Durma mais. Acorde com mais calma

É importante manter uma rotina. Por isso, coloque o relógio para despertar se você tem dificuldades para acordar e começar suas atividades. Mas, não tendo ônibus nem metrô para pegar, você poderá acordar com muito mais calma. Aproveite aqueles cinco ou quinze minutos adicionais e, se você é adepto ao café da manhã, aproveite para tomá-lo com mais tranquilidade também. Você vai ver que delícia é começar o dia desacelerado!

2. Trabalhe com roupas e sapatos confortáveis

Para mim, escolher a roupa para ir ao trabalho era sempre um problema. Às vezes eu até estava inspirada. Mas, na maioria das vezes, era uma crise. Vários minutos perdidos olhando para o armário enquanto o relógio prosseguia sem dó nem piedade. Por isso, saí de casa muitas vezes sem tomar café. Agora? Ah… A roupa mais confortável está valendo! Claro que, se pra sua produtividade e bem-estar é melhor se arrumar e se maquiar, está valendo também. Sua casa, suas regras, seu próprio “dress code”.

3. Alimente-se bem

Para o almoço, é importante se alimentar bem para manter sua saúde, bem-estar e produtividade. Este pode ser um desafio para muitas pessoas que não gostam ou não sabem cozinhar. Por outro lado, é uma ótima oportunidade para aprender a fazer sua própria comida e para se alimentar melhor.

A internet está cheia de aulas gratuitas e vídeos que ensinam a cozinhar as mais diferentes receitas para os mais diferentes gostos. Eu, particularmente, sou fã da Rita Lobo, do blog Panelinha, que está fazendo um trabalho incrível durante essa quarentena! Inclusive, propondo-se a cozinhar todos os dias ao meio dia, sempre com um cardápio focado em comida de verdade, para garantir que nossa saúde também fique em dia durante o período de isolamento.

Se você acha que cozinhar todos os dias não vai funcionar, utilize o seu final de semana para preparar o cardápio semanal. A Rita Lobo tem vários vídeos que podem ajudar também. Além das dicas dela, eu gosto do cardápio do livro Emagreça sem Fome do David Ludwig. (Aliás, emagrecer pode ser uma ótima meta para sua quarentena! Fica aqui a dica de cardápio, leitura e projeto pessoal).

4. Faça a sesta

Que tal tirar aquela soneca tão sonhada depois do almoço, que até hoje não era possível? Nas grandes cidades, isto ainda é um tabu. Mas nas cidades pequenas, especialmente em Portugal, Espanha, Itália e Argentina, isso é uma prática absolutamente comum e necessária.

Se for importante para você, separe 30 minutos após o almoço para dar uma descansada. Talvez isso faça com que você tenha que trabalhar até um pouco mais, além do horário habitual. Mas pode valer a pena, se for para aumentar a sua produtividade e seu bem-estar.

5. Termine seu dia com algo relaxante

As redes sociais estão repletas de iniciativas que incluem sessões de jazz no jardim, degustação de vinhos, showcases de vários artistas. Alguns artistas que amo já aderiram a essa prática! Se preferir, coloque leituras, filmes e séries em dia. Nas sessões Filmes do Bem e Leituras do Bem do Olha Bem porque Bem Tem você encontrará algumas sugestões. Adicionalmente, eu particularmente recomendo os livros e a série Outlander para que possamos viajar um pouco no tempo e esquecer das mazelas atuais. Mas, se você prefere a vida real, leia Sapiens de Yuval Harari – é um soco no estômago.

6. Fale com quem você ama

Ao fim do dia, aproveite também para entrar em contato com aqueles que você ama. Pergunte se está tudo bem. Converse um pouquinho. Nós precisamos continuar cultivando nossos relacionamentos. E, em um momento de solidão, simplesmente saber que tem alguém pensando em você, pode fazer toda a diferença.

7. Deixe a faxina para o fim de semana

Aos fins de semana, aproveite para dar uma geral na casa. Se você não está acostumado a fazer isso, procure pelo canal da Flávia Ferrari. Ela sempre descomplica e dá dicas super valiosas sobre organização e faxina da casa. Fazer isso, pode te ensinar a dar mais valor ao trabalho doméstico. É… Não é mole, não.

Aqueles que gostam de manter a casa sempre arrumada, verão que o desafio é ainda maior com ela ocupada 24h por dia. Deixa pra lá! Se entrar nessa neura, é só o que você fará todos os dias, o tempo todo. Trabalho de casa não tem fim, então é você que precisará dar limites a ele – falo por experiência própria.

8. Busque por cultura e por conhecimento!

Em tempos de isolamento, vários museus liberaram acervos para visitações e tours virtuais. Veja uma lista deles aqui. Meus preferidos são o Museu do Louvre em Paris, a Galeria Uffizi em Florença e o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque.

Durante a quarentena, é possível também aperfeiçoar seus conhecimentos. O ensino a distância é uma realidade. E várias renomadas instituições, incluindo FGV e Harvard, oferecem cursos a distância gratuitos. Não adianta mais se desculpar por não ter tido uma boa formação. Há opções e esta é uma oportunidade incrível para que você saia desta crise toda com algum diferencial. Veja aqui uma lista destes cursos. Mas some a ela a plataforma de cursos EduK, cuja ideia é profissionalizar. Se você está buscando mudar de área ou montar seu próprio negócio, este pode ser um bom caminho para começar.

Aproveite a quarentena também para aprender ou aperfeiçoar um novo idioma. O Babbel, por exemplo, é uma ótima plataforma com um preço bastante acessível. Mas há muitas outras opções disponíveis – basta usar a internet para procurar.

9. Limite o horário e a quantidade de notícias que você recebe

Nada de acompanhar os telejornais ao longo de todo o dia! Se você já está fazendo tudo o que está ao seu alcance para conter o corona vírus, agora é hora de cuidar da sua vida.

Portanto, escolha acompanhar as notícias por apenas alguns canais de sua confiança. Em Referências para a Informação, eu já recomendei meus preferidos. Isso ajudará a controlar sua ansiedade em relação ao momento que estamos vivendo e às incertezas inerentes a ele. Importante: tome muito cuidado para que os grupos de WhatsApp não consumam todo o seu dia!

10. Intercale tarefas intelectuais e físicas

Uma das coisas boas de se trabalhar em casa é que você pode flexibilizar seu horário e suas atividades. Se o seu trabalho demanda concentração e criação, pode ser importante intercalar atividades intelectuais com atividades físicas para descansar a vista da tela do computador e oxigenar o cérebro. Cansou? Vá tomar um banho! Deu preguiça depois do almoço? Deixe para lavar a louça depois. Tente não ficar preso a regras predeterminadas que nem eu nem você sabemos quem inventou.

Por fim, mas não menos importante, pare de reclamar! Você tem uma casa segura, alimentos saudáveis e a internet que representa literalmente uma porta para o mundo! Tudo isso vai passar. Então aproveite esse tempo. Ele não voltará mais.

Espero que você tenha gostado dessas sugestões para curtir a quarentena. Sentiu falta de alguma coisa que está funcionando para você? Deixe sua sugestão nos comentários! Nunca foi tão importante esta troca entre nós.

Rachel Jaccoud Amaro

Trilha sonora deste post:
O tempo não para – Cazuza

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

6 thoughts on “Sugestões para curtir a quarentena

  • Renata de Azeredo Gameiro Alvares

    Adorei Rachel, perfeito o seu post!
    Quem indicou foi sua tia Marise, que é uma grande amiga.
    Parabéns!!!

    Resposta
  • Amo visitar esse canal! Vcs sempre colocam assuntos interessantes, divertidos e de muita valia! Fora que posso matar as saudades de vcs dois q amo tanto e tenho tanta saudades! Love

    Resposta
    • Que bom te encontrar por aqui e receber esse feedback, Tieta. Muito obrigada. Saudades também! Love, love <3

      Resposta
  • Luana Ribeiro

    Ótimas dicas! Adorei! Também acredito que esses dias serão melhores se organizarmos a rotina com trabalho, lazer/prazer e atividade física. Além de uma boa noite de sono e boa alimentação. E assim tentamos seguir pq uma hora vai passar. 🙂

    Resposta

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.