Trabalhe 4 horas por semana
O nosso segundo post da série Leituras do Bem é muito diferente do primeiro, a Elegância do Ouriço, em estilo, linguagem, gênero e proposta.
Resolvemos indicá-lo aqui porque muitas pessoas têm nos perguntado como foi que chegamos a conclusão de que queríamos viajar da forma como estamos viajando… Ou como foi que tomei a coragem de largar um emprego estável em troca da tão temida instabilidade…
A resposta está em uma conjunção de fatores que aos poucos aparecerão por aqui de alguma forma… Mas, dentre elas, e numa posição bastante importante, está a leitura do
Trabalhe 4 horas por semana, de Timothy Ferris
Curiosamente, eu encontrei este livro através de outro do mesmo autor! Na ocasião, estava pesquisando sobre alimentação. E acabei encontrando o 4 horas para o corpo: sobre dieta, qualidade de vida e emagrecimento.
Eu sempre pesquiso sobre os autores dos livros que leio. E o próprio Tim cita o Trabalhe 4 horas por semana no 4 horas para o corpo. Então… um livro levou ao outro.
Mas o que é este livro?
Não se espante com o título… É um título comercial, que vende muito! Mas ele é bem mais do que isso… O livro descreve e propõe uma nova forma de viver, fora dos padrões exigidos pelo mundo corporativo.
Ferris parte da premissa de que os Novos Ricos não são mais aqueles que têm dinheiro. NOVOS RICOS SÃO AQUELES QUE TÊM TEMPO: tempo para viver da forma como quiserem viver. Os Novos Ricos (NRs) são aqueles que têm tempo para fazer as coisas que sonham em fazer, não apenas na velhice, após sua aposentadoria… Mas hoje e agora.
E como conseguiremos ser NRs (novos ricos)?
O livro propõe uma série de alternativas criativas e possíveis para que o “trabalho diário”, o famoso “ganha-pão”, não esteja vinculado necessariamente a uma empregador, a um local físico e a altas cargas horárias de trabalho. Com o advento da tecnologia , especialmente da internet, passou-se a ser possível trabalhar de qualquer lugar do mundo e a qualquer tempo. Flexibilidade é a palavra-chave!
O livro por si só já é bastante convincente. Mas, como sou muito desconfiada e a ideia me parecia muito boa para ser verdade, resolvi pesquisar mais sobre esse estilo de vida que tinha acabado de descobrir…
E qual não foi minha surpresa quando descobri que várias pessoas já viviam assim!
Ao pesquisar sobre o Trabalhe 4 horas por semana, descobri que este livro já havia inspirado e mudado a vida de várias pessoas! Para mim, os relatos mais impactantes foram os do casal responsável pelo blog Nômades Digitais, o casal do Na Palma do Mundo e do Matheus Souza, que tem se destacado muito no LinkedIn. (E eu cheguei a passar mal quando descobri que tinha gente vivendo como eu sonhava viver… Enquanto eu passava meus dias trancada dentro de um escritório).
Essas e outras pessoas me mostraram que o Tim estava certo e que é mesmo possível trabalhar dentro de sua própria casa, ou até mesmo viajando, utilizando internet, aplicativos, etc., ao seu favor!
Claro… Como eu disse anteriormente, não é um trabalho de 4 horas por semana. Na verdade, até que isso aconteça, a caminhada é longa… E eu mesma tenho trabalhado 3 vezes mais do que trabalhava em meu “emprego estável”.
Mas, apesar do cansaço, no final do dia é bem diferente! Porque tudo é feito com base em sua realização pessoal, mais do que profissional, especificamente falando.
Por tudo isso… Pelo impacto que teve em nossas vidas e na de várias pessoas, Trabalhe 4 horas por semana é uma leitura do bem.
Ele foi escrito há 10 anos! Isso é surpreendente e mostra que o livro é precursor e vanguardista de um estilo de vida que cada vez mais jovens querem e vão adotar para si.
Ainda que você não tenha vontade de viajar o mundo, ou ainda que você esteja muito satisfeito com seu atual emprego estável, o Trabalhe 4 horas por semana é uma leitura válida, pelas inúmeras possibilidades e alternativas que ela elenca. Compre por este link abaixo e contribua para manter esse blog.
Pingback: Olha Bem pq Bem Tem | Leituras do Bem | Queda de Gigantes (O século)