Leituras do Bem

A Elegância do Ouriço

Estreamos a sessão “Leituras do Bem” com  “A Elegância do Ouriço”: livro da autora francesa Muriel Barbery. Continue lendo para entender o porquê deste livro ter sido considerado uma “Leitura do Bem” e porque você deve lê-lo o mais rápido possível, caso ainda não o tenha feito.

Os amantes da leitura sabem bem o que é entrar numa livraria, sentir o agradável cheiro dos livros, e folheá-los a procura de um que lhe agrada. É para isso que muitos vão a Bienal do Livro, por exemplo: o maior evento literário do país, já em sua 18ª edição.

É  certo de que essa prática cada vez mais faz parte da vida de menos pessoas. Afinal, os e-books vieram para ficar, e as livrarias, se quiserem continuar existindo, precisarão repensar sua função.

Mas, em minha memória, sempre ficará guardado num lugar especial do meu coração o dia em que eu encontrei A Elegância do Ouriço.

Entrei numa Saraiva Mega Store de maneira despretensiosa. Estava sozinha, esperando alguém chegar, e precisava matar o tempo… Em 2012, quando isso aconteceu, eu ainda não tinha um smartphone para me distrair com qualquer coisa…

Aproximei-me da bancada de romances… Eram muitas opções. Mas chamou-m

e a atenção a capa azul, com a Torre Eiffel e um titulo intrigante: “A Elegância do Ouriço“, de uma autora de quem eu nunca ouvira falar.

Pensei: – E, por acaso, ouriço é elegante? Ouriço… Um animal espinhento… Difícil nos aproximarmos dele… Elegante?

Curiosamente, não li a contracapa nem a orelha do livro, como costumo fazer. Com o livro em mãos, abri na primeira página. Iniciei minha leitura e, como um toque de mágica, me apaixonei, desde a primeira linha.

É maravilhoso quando a vida nos presenteia com situações assim. Encontros despretensiosos, sem nenhuma expectativa, que são capazes de mudar completamente o rumo da sua vida e até mudar quem você é.

A Elegância do Ouriço é um livro diferente de tudo o que eu já li (e já li bastante). É um livro sobre “ser”. É um livro sobre a vida. Sobre preconceitos, sobre rótulos, sobre a erudição que pode existir em pessoas que não estão ocupando as posições mais altas de uma Academia ou a direção das grandes empresas. Pelo contrário, é sobre a erudição que existe naquelas pessoas que estão muito próximas de nós, mas que, por convenções, não as enxergamos… Perdemos a oportunidade de aprender, admirar, nos surpreender.

“A Sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes.”

Acredito que todos nós vivemos no dilema de entender até que ponto somos quem achamos que somos (com nossos desejos e medos mais íntimos e escondidos); e quem as pessoas acham que nós somos. Ah… Mas é tão bom quando alguém te enxerga como você realmente é…

A Elegância do Ouriço é um livro sobre esse dilema. É sobre a descoberta de que, quando deixamos as barreiras que separam essa linha tênue cair, somos beneficiados com a aproximação de outras pessoas… Como um espelho. Como se o Outro deixasse de existir. Ou como se o Outro fosse você,  porque você o enxerga e ele te enxerga também. A verdade prevalece entre vocês. E a verdade tem o poder de comover as pessoas, como mais nada tem.

A Elegância do Ouriço é um livro que marcou muito a minha vida justamente por causa disso. Muitas vezes nos recolhemos, nos retraímos com medo do que as pessoas podem pensar sobre nós mesmos. Mas quando você realmente toma a decisão de mostrar quem você de fato é, coisas surpreendentemente boas acontecem.

É por isso que A Elegância do Ouriço é uma leitura do Bem. Muito premiado, é um livro sobre autoconhecimento, de sensibilidade, inteligência e percepção de mundo ímpares.

“Todas essas buscas, todos esses mundos […] podemos ser tão semelhantes e viver em universos tão distantes? É possível que partilhemos o mesmo frenesi, nós que não somos do mesmo solo nem do mesmo sangue e da mesma ambição?” 

Sua leitura é realmente imperdível. E, se você está procurando algo para ler, recomendo que não pense duas vezes e o considere como opção.

Quem diria que meu livro preferido eu conheceria assim… Sem a indicação de ninguém, em uma casual visita a uma livraria.

Mas o melhor da vida chega até nós assim, em forma de agradáveis surpresas.

Se você já leu, diga-nos o que achou do livro aqui nas caixas de comentários. Se ainda não leu, compre através deste link e ajude a manter este blog.

Boa leitura e #olhabempqbemtem.

 

P.S. Não falei nada sobre a sinopse propositalmente. Primeiro porque sobre ela tem muita coisa escrita. Segundo, porque adoro me surpreender com as histórias e gostaria que você fosse impactado da mesma forma que eu, quando começasse a ler.

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

2 thoughts on “A Elegância do Ouriço

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.