Comportamento

Tirar projetos do papel

#olhabempqbemtem …tirar projetos do papel.

O nascimento de novos projetos

É muito bom tirar projetos do papel. Mas o caminho é longo. E até que isso aconteça, ele deve ser aproveitado, digerido, pensado e repensado.

Às vezes o projeto existe como um sonho meio embaçado, meio incerto. Por isso é importante colocarmos no papel. Quando o colocamos no papel, ele começa a ganhar forma, torna-se fato.

Mas, nessa etapa, é comum o medo nos paralisar. Começamos a nos boicotar, procrastinar e arrumar muitas desculpas: não tenho tempo, não sou capaz, não vai dar certo, preciso pesquisar mais. Os dias passam, envolvemo-nos em diferentes atividades, compromissos e obrigações sociais. E então os projetos continuam lá, no papel e nos sonhos… Até o dia em que algo inesperado acontece e as desculpas para adiar projetos transformam-se em urgência para executá-los.

Foi assim quando decidi que deixaria meu emprego fixo para viver a vida de nômade digital. Com o advento da crise econômica e política que assolou o Brasil em 2014, o que era um sonho impossível, ganhou forma. Após muita pesquisa, ele foi colocado no papel e, por fim, realizado.

Mas, desde então, a lista de projetos triplicou. Afinal, vida de freela não é nada mole. E, para conseguir o mesmo salário que eu tinha com a carteira assinada em uma renomada multinacional, é preciso rebolar muito: estudar, planejar e executar, além de trabalhar!

Projeto x Trabalho

Como diz meu avô, “quem trabalha muito não tem tempo para ganhar dinheiro”. É possível interpretar essa frase de várias formas. Mas, para mim, a questão sempre foi: você pode trabalhar muito para ganhar o seu salário no fim do mês; ou, você pode trabalhar muito para automatizar seus ganhos para toda a vida. Quando decidi que não teria mais carteira assinada, era a segunda opção que tinha em mente. Porque foi mais ou menos isso que o Tim Ferris sugeriu em Trabalhe 4 horas por semana. Desde então, é por isso e para isso que lutamos diariamente.

Meus amigos ficam meio confusos sobre como eu ganho a vida hoje. E eu sinto frio na espinha todas as vezes que tenho que explicar. No fundo, acho-me louca mesmo. Mas respiro fundo, recobro minha consciência e relembro minhas sessões de terapia. Porque acredito que o que eu faço hoje não necessariamente terá resultados amanhã. Mas me proporcionará ver o renascer das oliveiras no futuro. Afinal, eu não sei se daqui há 10 anos terei a mesma disposição dos meus 30 anos (desejo ter até mais!). E também é preciso pensar em filhos, férias e em aposentadoria.

Enfim, levo uma vida de Dom Quixote. E, nesta vida, é muito difícil ser o seu próprio chefe ou, parodiando meu compositor preferido, é muito difícil ser seu próprio “otário”. Mas, “por amor às causas perdidas”, após 5 anos eu tenho a alegria de dizer que vários dos meus projetos saíram do papel!

Rio de Janeiro by Cariocas

O primeiro projeto e mais antigo deles é a “Rio de Janeiro by Cariocas” que nasceu do sonho de mostrar para estrangeiros do mundo todo o porquê do Rio de Janeiro ser a Cidade Maravilhosa que os Cariocas tanto amam. Na minha percepção, Carioca fala muito sobre si e para si. Eu e o Luiz Felipe, entretanto, queríamos falar para os outros que conhecíamos mundo afora. Até mesmo porque acreditamos que a nossa cidade natal é mesmo a mais bonita de todas!

Confesso: este projeto só saiu do papel porque recebemos o reforço de Monique Martins, minha antiga companheira na multinacional do setor de Óleo e Gás, e a pessoa com quem mais gosto de trabalhar. (Não é demais você poder voltar a trabalhar em algo seu, que te inspira, ao lado de quem você tem completa afinidade e completude? Amoooo! É mesmo um sonho que se torna realidade)

Hoje, a Rio de Janeiro by Cariocas é uma realidade. E é também muito mais que um blog, nossa singela ideia original. É uma agência de viagens focada em receptivo e experiências personalizadas, com o objetivo de compartilhar o melhor do estilo de vida carioca com quem quiser experimentá-lo!

Conheça nossos serviços aqui e nosso blog aqui. Por enquanto, apenas em inglês.

Criar um site do zero, bem como todo o seu conteúdo; estruturar uma agência de viagens e oferecer um serviço de excelência dá muito trabalho! Mas, com muito trabalho e empenho, nós conseguimos e temos muito orgulho do resultado! Nossos clientes aumentam a cada dia, na mesma proporção dos sonhos e planos para este projeto que não tem fim.

Rachel Jaccoud Amaro

O segundo projeto é bastante óbvio, mas é também aquele do qual eu mais tenho medo. Porque este projeto exige que eu coloque a cara no sol e me torne o centro das atenções. E ser o centro das atenções, quem me conhece sabe, é uma coisa que eu não gosto de ser.

Trata-se de meu site pessoal em que apresento meus serviços e expertise como freelancer. Produção de conteúdo, criação de sites na plataforma WordPress e roteiros de viagem personalizados é o que eu faço hoje para ganhar a vida. E, segundo o feedback dos meus clientes, faço muito bem, obrigada! Apesar disso, morro de vergonha de divulgar esses trabalhos. E, paradoxalmente, é o que eu mais deveria fazer!

Entretanto, apesar de todo o meu boicote e procrastinação, o Rachel Jaccoud Amaro também é um projeto tirado do papel, uma realidade. E está aqui, online, para quem quiser contratar os serviços de alguém que trabalha com muita dedicação e amor. (Ufa, falei pouco, mas falei!)

–> Acesse o meu site pessoal aqui.

Luiz Felipe Sandins – Oportunidades pelo mundo

Por fim, está saindo hoje do papel um projeto que chegou em nossas vidas como um furacão, no susto, sem que esperássemos ou procurássemos por ele, como um gol aos 48 minutos do segundo tempo, ainda que hesitássemos em iniciá-lo por preconceitos antigos e conselhos alheios.

Eu não disse que muitas vezes é o inesperado que nos faz mover? Pois é! Um mês antes de viajarmos para a Europa sem data de retorno, conhecemos a Omnilife: uma empresa de marketing de multinível, voltada para a venda de suplementos nutricionais desenvolvidos com tecnologia de ponta.

Até aí, não havia muita novidade. Mas nós nos surpreendemos muito com os resultados imediatos desses produtos no nosso corpo, no nosso dia a dia e também no dia a dia de outras pessoas tão importantes para nós quanto o S. Adalberto (figura constante aqui no Olha Bem porque Bem Tem).

Somado ao belo slogan da empresa: “Gente que cuida de gente”, não tivemos alternativa a não ser abraçar esta ideia e trazê-la do Brasil para Portugal e para onde a quisermos levar. Afinal, “cuidar de gente” sempre foi um valor importante para nós.

Assim, o projeto que saiu hoje do papel é um site para o Luiz Felipe desenvolver esta oportunidade de negócios ao lado daquilo que ele sabe fazer de melhor: enxergar o potencial das pessoas e inspirá-las a alcançarem seus sonhos, tal como nós estamos fazendo.

Em Oportunidades pelo Mundo, o Luiz Felipe pretende dividir suas experiências de 25 anos de empreendedorismo e de viajante, bem como mostrar que é possível crescer e expandir seus negócios como nômade digital, enquanto explora o mundo.

→ Acesse este novo projeto aqui. Saiba como conhecemos a Omnilife aqui. E entenda o que é a Omnilife aqui.

Será que tudo isso vai dar certo?

Já deu! Afinal, já tiramos tudo isso do papel. E o sentimento de missão cumprida e de realização é muito bom! Agora é arregaçar as mangas. Porque esses projetos estão consolidados, mas o trabalho está apenas começando. E sempre haverá outros projetos para tirar do papel.

E você? Qual projeto você quer tirar do papel? Compartilhe com a gente! Quem sabe não podemos te ajudar?

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

2 thoughts on “Tirar projetos do papel

  • Luana Ribeiro

    Quantos projetos tirados do papel. Que orgulho! Vocês são minha inspiração! Parabéns e sucesso nos projetos!

    Resposta
    • Muito obrigado, Luana! Não temos dúvidas de que muito do que conseguimos se deve à grande torcida que temos de pessoas como você. =)

      Resposta

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.