Comportamento

O porquê do “EU TE AMO”

#olhabempqbemtem …Ouvir “Eu te amo” de alguém.

Como é bom ouvir de alguém: Eu te amo!

Nos últimos dias, os acontecimentos sobre os quais falamos em Na saúde e na doença e Na alegria e na tristeza mudaram completamente minha rotina e minhas atividades diárias. Tem sido um período bastante difícil e, ao mesmo tempo, de intensa reflexão.

Nesse contexto, posso dizer que ouvir “eu te amo” tem feito toda a diferença. É o amor quem tem me sustentado. E é sobre o amor que tenho refletido… Há tantas definições sobre ele! Das mais variáveis, das mais diversas. Não entrarei nesse mérito. Certo é que, para mim, o amor é infinito.

Infinito e muito antigo…

Comecei a me perguntar: qual seria o texto mais antigo sobre o amor?

O amor é um sentimento muito antigo, que já serviu de inspiração a grandes escritores, de toda e qualquer literatura. Não à toa, o texto mais antigo sobre o amor do qual temos conhecimento existe há mais de 4.000 anos! Segundo artigo de Jorge Luis Gutiérrez, trata-se de um poema sumério oferecido ao rei Shu-Suen por sua esposa Enlil no dia da cerimonia de casamento, que se encontra em uma tabuleta de argila, hoje em exposição no Museu Arqueológico de Istambul.

E se o mais antigo poema sobre o amor existe há mais de 4.000 anos, não há dúvidas de que outros mais novos nascem a cada suspiro, a cada olhar, a cada lembrança acompanhada de momentos plenos de alegria, felicidade e desejos. O que reforça a minha ideia… Amor é infinito. É ele que te dá a força que você nem imaginava que tinha.

Curiosamente, é sempre em poemas que penso, quando penso em textos sobre o amor. Talvez por eu mesmo já ter me aventurado nessa seara em diversos momentos de minha vida. Para mim, escrever, sentir, viver o amor é como ser um pintor… Tal como certa vez escrevi em uma quadra:

PINCÉIS DA VIDA

Todos nós somos pintores

As tintas são os sentimentos, algumas dores…

A tela o momento que afronta.

E as lembranças, a obra pronta.

Faz parte da vida. E ele permanece e sobrevive às mais diferentes circunstâncias… Entre momentos, suspiros, “pinturas” e poesias, você já refletiu porquê alguém diz eu te amo a outro alguém?

Somos o principal motivo de alguém nos amar!

Tenho concluído que nós mesmos somos os principais causadores de alguém nos amar! Ou, principalmente, de alguém nos demonstrar seu amor.

Pense em alguém que você ama, para quem você já disse “eu te amo”. Lembre-se daquele ou daqueles a quem você ama. Perceberá que o amor que sente por eles deve-se muito ao modo como eles te tratam. E isso é fundamental para olharmos para nós e entendermos porque ouvimos também o “eu te amo”.

A isso aplica-se também o contrário. Se por acaso não ouvimos, devemos refletir sobre quem estamos sendo, se realmente estamos fazendo nosso melhor, se realmente estamos nos doando, sem se preocupar se somos percebidos ou não. Pois não é assim a essência do amor? Fazer sem medir reconhecimentos. Pela simples razão de querer bem ao outro?

Basta pensar nos pais que se esforçam no que for preciso para oferecer o melhor aos seus filhos. No desejo de que eles tenham sempre uma vida melhor do que tiveram. Ou nos filhos que se doam aos pais quando o tempo resolve apresentar-se nos esquecimentos e atitudes idosas que nos faz mais pacientes. Não só filhos, como também companheiros que fizeram a escolha do matrimônio com pessoas mais velhas por amor.
Se buscarmos, teremos mais exemplos. E todos terão a similaridade das atitudes feitas ao outro.

“Que tenhamos a sabedoria de saber que agora eu e você somos um”.

Foi isso que eu disse à minha esposa nos meus votos de casamento. Entendia e entendo que assim teremos a consciência de que precisaremos nos doar, seja em bons ou maus momentos. Se somos um, estamos juntos. E por isso eu digo a ela, minha esposa, sempre que tenho vontade: eu te amo! Por tudo que ela fez e faz por mim.

Espero que você já tenha dito “eu te amo” a quem você ama, e não apenas uma vez. Mas, sim, todas as vezes que lhe deu vontade. Se por acaso não fez isso, não perca mais tempo, assim que você acabar de ler este post, vá e diga, ligue ou mande uma mensagem. Se também já fez, faça novamente, não deixe a oportunidade passar.

Convido àqueles que não tem ouvido “eu te amo” a refletirem e se perguntarem sobre seus atos e atitudes com todos aqueles que fazem parte da sua vida. Depois que você fizer essa reflexão, Quem sabe não está faltando você dizer e agir mais também?

 

POEMA AO REI SHU-SIN 2

Noivo, caro ao meu coração,

Agradável é a tua beleza, doce mel,

Leão, caro ao meu coração,

Agradável é a tua beleza, doce mel.

Tu cativaste-me, deixa-me permanecer tremente perante ti,

Noivo, eu deixaria que me levasses para o quarto,

Tu cativaste-me, deixa-me permanecer tremente perante ti,

Leão, eu deixaria que me levasses para o quarto.

Noivo, deixa que te acaricie,

A minha preciosa carícia é mais saborosa do que o mel,

No quarto o mel corre,

Desfrutamos a tua agradável beleza,

Leão, deixa-me acariciar-te,

A minha carícia amorosa é mais saborosa do que o mel,

Noivo, tu de mim tomaste o teu prazer,

Diz isto a minha mãe, ela far-te-á gentilezas,

O meu pai, ele dar-te-á presentes.

O teu espírito, eu sei onde recrear o teu espírito,

Noivo, dorme na nossa casa até ao amanhecer,

O teu coração, eu sei como alegrar o teu coração,

Leão, durmamos juntos em nossa casa até ao amanhecer.

Tu, porque me amas,

Dá-me o favor das tuas carícias,

Meu senhor deus, meu senhor protetor,

Meu Shu-Sin que alegra o coração de Enlil,

Dá-me o favor das tuas carícias.

Teu lugar agradável como mel, por favor estende a tua mão sobre ele, 

Traz a tua mão sobre ele como um manto gishban 

Cola tua mão como uma taça sobre ele como um traje gishban-sikin

Muito obrigado e… #olhabempqbemtem

Luiz Felipe Sandins Mendonça

Luiz Felipe Sandins Mendonça

Luiz Felipe é um empresário com alma de artista. Desde 2019, ele ajuda pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida através dos produtos da Omnilife. Dono de uma mente extremamente criativa, otimista incorrigível, é ele o criador do Olha Bem pq Bem Tem.

2 thoughts on “O porquê do “EU TE AMO”

  • Sandra Gomes Sandins Mendonça

    Eu te Amo! Desde o dia em que soube que habitavas o meu ventre! Sabia que és minha melhor parte e que muito me ensinarías a ser melhor… Fato constatado! Te amo meu amado filho!❤

    Resposta
    • Muito obrigado por esse amor lindo e infinito de mãe! Certamente é também por conta deste amor todas as minhas qualidades e partes positivas. Sou eternamente grato por você mãe! Obrigado! Te amo!!! Luiz Felipe

      Resposta

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.