Cenas do Bem

#Gratidão

#olhabempqbemtem …Agradecer de todo o coração as bençãos recebidas neste ano que finaliza.

Com essa moda de “hashtags”, é possível que muitos aqui conheçam pessoas que são a própria personificação da #Gratidão.

Pra quem não sabe, nas redes sociais, utiliza-se o símbolo do jogo da velha (# hashtag) para transformar uma palavra ou frase em link. O objetivo é indexar as postagens de forma que temas semelhantes possam ser facilmente encontrados por qualquer pessoa. Mas não espere por uma lógica nisso… As pessoas criam hashtags para absolutamente qualquer coisa, inclusive sem sentido algum.

Já há alguns anos que a “hashtag Gratidão” está na moda. E a palavra, desde então, tem sido utilizada de forma indiscriminada. Acompanha publicações com frases sobre o tema, fotografias com belas paisagens ou selfies de pessoas que adoram selfies.

Pois então… Na última semana, estive com uma pessoa que me fez refletir sobre a #Gratidão. Porque em seu discurso diário, ela estava sempre dizendo que devemos ser gratos… Gratos a Vida, ao Cosmos, aos passarinhos, às flores, a você, a todos nós…

Eu, sinceramente, acredito que a vida é mais complexa do que isso. E é muito difícil “sermos gratos” o tempo todo. Por isso, confesso que esse tipo de discurso me irrita um pouco…

Pra início de conversa, eu não sou uma pessoa muito otimista… (Sim, esse blog para mim é um tremendo de um desafio). Além disso, é também de minha natureza ser bastante rabugenta… (Desculpa… Não consigo evitar! Tem muita coisa errada no mundo). Soma-se a tudo isso que #Gratidão virou modinha e eu não sou fã de modinhas.

Modinhas me irritam porque aquilo que vira moda deixa de ter um real significado para ser utilizado e seguido sem um verdadeiro propósito, sem ser pensado, sem vir do coração. E aí, peço perdão àqueles que fazem seus discursos em cima disso, mas não me convence.

Isso não significa que eu não acredite no poder da gratidão.

A cena do Bem que ilustra esse post teve como legenda: “Apesar de todas as dificuldades vividas, ser grato é um dos maiores segredos para se viver bem”. Fui eu quem escreveu isso e é no que eu acredito.

Eu acredito em gratidão quando ela é sincera, quando sentimos que é verdadeira… Quando está direcionada a alguém (e não a algo), como sua definição prevê.

Para muitos pensadores ao longo dos séculos, gratidão é algo realmente poderoso! Cícero (106-43 a.C.), por exemplo, disse que: “A gratidão não é somente a maior das virtudes, mas a origem de todas as outras”.

E por isso acredito que a #Gratidão deveria ser menos banalizada.

A fotografia em destaque foi uma cena registrada durante a ceia de Natal de nossa Família, na noite do dia 24 de dezembro de 2017.

A mulher que aparece ali de mãos firmes e entrelaçadas é a matriarca da família, de 85 anos. Ao fim de nossos momentos de reflexão, feitos de acordo com nossas próprias crenças e tradições, coube a ela uma oração final. E que oração!

Essa, sim, merecia a #Gratidão!

Minha querida avó era só agradecimentos!

E não ache você, leitor, que isso é algo óbvio… Quem conhece a peça sabe bem que ela tem muitas coisas parecidas comigo… Ou, melhor, eu tenho muito dela. Há quem diga que somos igualmente rabugentas e egoístas apesar de nossa cara possuir, na maioria das vezes, um doce sorriso…

Aos 85 anos, minha querida avó já perdeu o grande amor da vida dela para o Alzheimer… De meu avô, com quem se casou aos 16 anos de idade, ela não se esquece nem por um segundo. Aos 85 anos, minha querida avó já perdeu um filho para o câncer, depois de muito sofrer as dores dele. Aos 85 anos, minha querida avó já perdeu muitos amigos, já viveu muitas e grandes frustrações, já teve pouco, já teve muito… Agora, tem mais ou menos… e já não tem tanta saúde.

Mas sua oração era só #gratidão! Ela agradeceu as conquistas da família, as bençãos vividas, o estar ali, presente. E todos os que ali estavam com ela sabiam que aqueles eram agradecimentos sinceros, vindos de um coração sofrido, mas feliz. Todos nós sabíamos porque, quando é sincero, também sentimos… Sentimos nos pelos dos braços e da nuca que arrepiam, nas pequenas pontadas no coração, naquele nó na garganta, nos olhos que enchem d’água. Sentimos juntos.

Ao fim daquela noite, agradeci a minha avó pela maravilhosa oração de agradecimento que ela fez por todos nós. Uma oração cheia de sabedoria que somente muitos anos vividos podem nos proporcionar…

Devemos ser gratos pela montanha-russa de nossas vidas…

Eu gosto muito daquela frase que ficou famosa por causa do filme Forrest Gump: o contador de histórias.

“Life is like a box of chocolates. You never know what you gonna get”.

(A vida é como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que terá).

E acho que a verdadeira gratidão está justamente nas surpresas. Agradáveis ou não.

Quando as religiões orientais (e ocidentais também) enfatizam a gratidão, elas não enfatizam que devemos agradecer por aquilo que é bom… Isso é fácil de fazer! Gratidão pelas coisas boas que lhe ocorrem: sim, todos sentimos, todos temos.

Na minha opinião, o segredo do bem viver não está nisso. Não está no sol que nos aquece, nem naquela deliciosa sombra da árvore… Está na gratidão dos “apesares”. Apesar de todas as dificuldades, apesar do sofrimento, apesar da corrupção, apesar da crise econômica, apesar da violência… Apesar de todas as perdas, sejamos gratos.

Essa é a parte difícil. A gratidão está no aprendizado. Está nos professores severos sobre os quais falamos em “O que te faz bem?“.

Que em 2018 sejamos gratos. Que sejamos gratos por aquilo que a vida nos trará: nada mais além de surpresas.

Para finalizar, deixo aquilo que para mim é um resumo da #Gratidão, com tudo aquilo que ela tem de contraditório, difícil, belo e profundo…

Quero ignorado, e calmo

Por ignorado, e próprio

Por calmo, encher meus dias

De não querer mais deles.

Aos que a riqueza toca

O ouro irrita a pele.

Aos que a fama bafeja

Embacia-se a vida.

Aos que a felicidade

É sol, virá a noite.

Mas ao que nada espera

Tudo que vem é grato.

Ricardo Reis

(Fernando Pessoa)

Muito obrigada e… #olhabempqbemtem

Rachel Jaccoud Amaro Mendonça

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

9 thoughts on “#Gratidão

  • Dirceu Amaro Junior

    Como é fácil a rotina diária nos levar para bem longe da gratidão. Somos murmuradores por natureza, e nunca estamos satisfeitos com o que somos e temos…o exercício da gratidão é necessário, a partir de pequenas coisas do dia a dia… mais um texto precioso. Obrigado.

    Resposta
    • Exato… A gratidão deve ser um esforço e exercício diário… Que bom que gostou! Muito obrigada por seu comentário! =)

      Resposta
  • shirley leal

    Eu não me canso de ler esse post, a sua vó é linda demais e tive o prazer de conhecer pessoalmente. Lendo esse texto me fez lembrar da minha vó. A gratidão é realmente tudo na nossa vida. Obrigada por todas as vezes que você escreve me sinto muito tocada pelo sentimentos das suas palavras.

    Resposta
    • Shirley, que bom saber disso! Nós que agradecemos seu apoio ao nosso projeto e todos os seus comentários! Muito obrigada! Sem dúvida, comentários como o seu nos dá força para continuarmos escrevendo.

      Resposta
  • Aldilene César

    Que post maravilhoso, Rachel!
    Parabéns!!
    Concordo em todos os sentidos com o que você escreveu sobre a banalização da #gratidão.
    Considero-me uma pessoa relativamente otimista e bem-humorada, mas transformar algo tão importante como o sentimento de gratidão sincero em “modinha” de internet, como você bem escreveu, é uma coisa que me irrita um pouco.
    Também acredito que o sentimento de gratidão pode mudar a vida das pessoas e a forma como veem o mundo, transformando sua percepção de vida e de si próprio para melhor. E por isso mesmo também fico irritada com essa modinha que acaba esvaziando o sentido nobre do sentimento e da atitude de ser grato.
    Que sejamos verdadeiramente gratos neste novo Ano!
    Um abraço.

    Resposta
    • Que bom que gostou, Aldi! E é muito bom saber que concorda comigo, justamente por você ser tão otimista e bem-humorada… Um exemplo de um belo ser humano! rsrsrs Muito obrigada por seu comentário! =)

      Resposta
  • Pingback: Olha Bem pq Bem Tem | Arte | Empatia na exposição de Raymond Depardon

  • Pingback: Olha Bem pq Bem Tem | Comportamento | #Desapego - Aprendendo com o AirBnB e o Workaway

  • Pingback: Olha Bem pq Bem Tem | TOP 10 | Os textos mais lindos em 1 ano

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.