Filmes do Bem

Dois Papas

“As coisas ficam mais nítidas quando olhamos para trás, mas, no caminho, são confusas.” – Personagem de Bento XVI em Dois Papas

Descrição:

Disponível na Netflix desde 20 de dezembro de 2019, Dois Papas é um drama biográfico baseado na obra de Anthony McCarten intitulada “O Papa”. O filme foi escrito pelo mesmo autor e primorosamente dirigido por Fernando Meirelles. No elenco, brilham os atores Anthony Hopkins (como Papa Bento XVI) e Jonathan Pryce (como Cardeal Bergoglio, futuro Papa Francisco I).

História:

Baseado em fatos reais, o filme mostra diversos encontros do ano de 2012 entre o Papa Bento XVI e o então cardeal Bergoglio, futuro Papa Francisco I.

Os fatos apresentados no filme são bem próximos da biografia dos dois Papas. Mas, por outro, os encontros não ocorreram da forma como foram retratados. Afinal, na vida real, Bento XVI nunca se encontrou com o cardeal Bergoglio para discutir sua renúncia e sucessão. Portanto, as discussões filosóficas entre os dois são apenas a forma encontrada para colocar em cena algumas questões que a Igreja Católica está enfrentando no início do século XXI. 

Por que Dois Papas é um filme do Bem?

À primeira vista, algumas pessoas podem pensar que este é apenas mais um filme sério sobre um assunto chato. Entretanto, enquanto assisti ao filme, surpreendi-me com minhas próprias lágrimas e risadas. Dois Papas é leve. 

O filme gira em torno de dois personagens aos quais estamos habituados a manter distância e a ver de forma diferente. Entretanto, mostra-os como homens simples, cheios de contradições, dúvidas, defeitos e qualidades. E é nesse ponto que jaz sua maior beleza. 

Lembro como se fosse ontem da posse de Francisco I e da antipatia que nutria por Bento XVI naquela ocasião. Dois Papas consegue relativizar isso. Se por um lado continua a mostrar Francisco com toda a sua simpatia e latinidade, e Bento com toda a sua frieza e seriedade; por outro lado, desconstrói os dois homens fazendo com que acabemos por gostar de ambos.

É sempre assim quando você não gosta de uma pessoa ou das coisas que determinada pessoa fez. Você pode cobrir-se de razões e argumentos para tal. Mas se, ao invés disso, você escolher gastar alguns minutos para conhecer essa pessoa da qual não gosta e entender seus motivos, é bem possível que sua raiva e sua chateação para com ela diminuam. Quando escolhemos a compreensão, o jogo pode facilmente se inverter ao ponto de nutrirmos misericórdia pelo outro e até mesmo simpatia. Afinal, todas as atitudes são decorrentes da condição humana.

Dois Papas é um Filme do Bem porque traz essa dimensão da importância da compreensão. E, enquanto mostra peculiaridades de dois homens tão diferentes, arranca-nos sorrisos, lágrimas e nos ensina a tolerar as diferenças que existem entre todos nós. Vale muito a pena conferir!

Você já assistiu ao filme? O que achou? Conte para nós nos comentários.

Rachel Jaccoud Amaro Mendonça

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.