Filmes do Bem

As Sufragistas

“Estamos aqui não porque infringimos a lei, mas porque estamos nos esforçando para criá-las”.  – Emmeline Pankhurst
“É tempo de mudar” – As Sufragistas

Lembro como se fosse ontem quando vi pela primeira vez o trailer de As Sufragistas no cinema. Pulei da cadeira na primeira cena, meus olhos brilharam e, em poucos segundos, já nem lembrava mais qual era o nome do filme que eu estava prestes a assistir.

Mas ir ao cinema foi uma das coisas das quais abri mão para priorizar minhas viagens. Quando o filme foi lançado, eu estava viajando, e depois passou… Passou até que o vi na NETFLIX e apertei o play na primeira oportunidade.

Descrição:

As Sufragistas é um drama histórico produzido no Reino Unido em 2015. Com direção de Sarah Gavron e escrito por Abi Morgan, teve em seu elenco Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep, dentre outros. Apesar da boa atuação de suas atrizes, o filme foi bastante criticado por seu roteiro e direção. Ele tem mesmo seus defeitos… Mas, apesar deles, vale muito a pena ser visto!

História:

O filme narra a história Maud Watts (Carey Mulligan): uma jovem operária que trabalha em uma fábrica desde muito cedo, para manter sua casa ao lado do marido e do filho pequeno. Através de sua colega de trabalho, ela acaba conhecendo e se envolvendo no movimento sufragista da Inglaterra, que no início do século XIX lutava pela igualdade de direitos entre os gêneros, tendo como causa maior a luta pelo direito ao voto feminino. Apesar de Maud ser uma personagem fictícia, As Sufragistas mistura a história de militantes famosas em seu enredo. É o caso de Emmeline Pankhurst, fundadora da União Social e Política das Mulheres (WSPU), interpretada por Meryl Streep. É também o caso de Barbara Gould e Edith Garrud que inspiraram a personagem Edith Ellyn; e de Emily Wilding Davison, que em 1913 sacrificou sua vida em prol da causa.

Por que As Sufragistas é um Filme do Bem?

As Sufragistas foi bastante criticado por não apresentar todas as facetas dessa História de luta. Ele chega a ser bastante reducionista em alguns pontos. E, diferente da maioria dos Filmes do Bem que indicamos aqui, não é um filme fácil de se assistir. É um filme que desde as primeiras cenas vai causando repulsa, raiva e revolta. Como o Bruno Carmelo do Adoro Cinema bem definiu, o filme, que é um tanto maniqueísta ao caracterizar seus personagens, “deixa um gosto amargo na boca”. Mas acho que era essa mesma a intenção!

As Sufragistas é um Filme do Bem porque nos leva a conhecer, a refletir, a agradecer e a continuar.

Conhecer a realidade em que viviam nossas avós, bisavós e tataravós. Refletir sobre as desigualdades que ainda existem no mundo. Agradecer às mulheres que lutaram bravamente para que hoje nós pudéssemos desfrutar do que temos. Continuar a luta por um mundo mais igualitário, sem diferenças.

As Sufragistas é um Filme do Bem porque consegue nos chocar e nos desconsertar. E também porque consegue nos lembrar que ainda há muito a ser feito.

Por esses motivos, é um excelente filme para ser visto no Dia Internacional da Mulher que, muito mais do que uma homenagem, é um dia para reflexão. Ainda hoje as mulheres precisam lutar por seus direitos, por respeito, por dignidade. Ainda hoje as mulheres precisam lutar para serem ouvidas, precisam provar seu valor. As diferenças são claras: estão no contracheque, estão nos xingamentos, estão em casa. E só não consegue enxergá-las quem não quer.

Recomendamos muito que você assista As Sufragistas. Se queremos que o mundo mude para melhor, temos a obrigação de conhecermos pelo menos um pouco de nossa História e de tudo o que passamos para chegar até aqui. Assistir este filme pode ser um bom começo para sua própria mudança.

Se, entretanto, essa sugestão soou muito pesada para você, veja nossa outra sugestão para o dia de hoje: Mulher-Maravilha.

Bom filme e… #olhabempqbemtem.

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.