Filmes do Bem

Aruanas

Os dados no Brasil são alarmantes! 96% do valor que seria usado neste ano na Política Nacional sobre Mudança do Clima para atender a compromissos assumidos pelo Ministério do Meio Ambiente foram contingenciados. As intervenções contra o aquecimento global estão entre as mais afetadas pelo bloqueio de recursos.

Todavia, quem olha para o cenário sem prestar muita atenção, acredita que investir em medidas para combater o aquecimento global implica em comprometer a economia. Mas isso não é verdade. Dados apontam que, se nada for feito, o Brasil perde até 7 bilhões em termos de produção agrícola nos próximos 40 anos.

–> Ouça a um ótimo debate sobre essa questão aqui.

Felizmente, outros países estão começando a prestar atenção no descaso do nosso governo para com a Amazônia. Esta semana, a The Economist do Reino Unido publicou uma longa reportagem sobre a Amazônia. O conteúdo informa que “desde os anos 1970, uma Turquia foi desmatada na região, e a temperatura média local aumentou 0,6°C”. Adicionalmente, desde janeiro, 4.300 km2 já foram desmatados e, possivelmente, um recorde será batido em 2019. Diante deste cenário, a Economist propõe o “boicote a produtos brasileiros produzidos na região desmatada. E convoca União Europeia e China a contingenciar acordos comerciais ao cuidado com a floresta”. Os jornais The Guardian e The New York Times também publicaram editoriais com o mesmo tom. Leia o resumo do Meio sobre o assunto aqui. Porque o papo é muito sério!

E em meio a todo esse cenário perigoso e caótico, os Estúdios Globo produz um conteúdo exclusivo para o seu canal de streaming, a GloboPlay, que vale muito a pena ser assistido: Aruanas.

Descrição e enredo:

Lançado em 2 de julho de 2019, a série 100% brasileira está em sua primeira temporada. Ela foi escrita por Estela Renner e Marcos Nisti. E o roteiro é de Pedro de Barros, sob a direção artística de Carlos Manga Jr.
No elenco estão três atrizes ativistas, bem conhecidas por seus envolvimentos nas questões em prol do meio ambiente: Leandra Leal, Débora Falabella e Taís Araújo.

Gravada em Manaus e em Manacapuru, Aruanas é uma série televisiva de ficção, livremente baseada em fatos reais. A obra pretende abertamente denunciar as práticas de desmatamento e exploração ilegais que têm acontecido na Amazônia ao longo dos últimos anos (quiçá décadas).

No enredo, Aruana é o nome de uma ONG de preservação ambiental fundada pelas ativistas Natalie, Luísa e Verônica. Em meio aos seus dramas pessoais de perdas e traições, elas desejam combater, denunciar e quebrar um grande esquema de crimes ambientais que tem acontecido por causa, especialmente, da ganância e corrupção de nosso povo e de muitos políticos.

Por que “Aruanas” é uma série do bem?

Aruanas é uma série do bem porque, ao mesmo tempo que nos entretêm, faz-nos refletir sobre o que tem acontecido em nosso país, bem diante de nossos olhos. Somos um dos países que mais matam ativistas ambientais. E Chico Mendes foi apenas um, dentre tantos outros. Ao mesmo tempo, temos em nosso território 60% da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta que representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo, além de conter 1/5 da água doce nele existente em estado líquido, graças à bacia do rio Amazonas. É algo muito grandioso! Mas simplesmente estamos permitindo sua destruição.

Por outro lado, já somos diariamente afetados pela diminuição das áreas verdes em nosso país. Segundo pesquisa da Ipsos, desmatamento é a questão ambiental que mais preocupa brasileiros. Racionamento de água, apagões e aumento de tarifas, riscos de alagamentos e desabamentos e alterações no clima são algumas das consequências diretas sofridas por aqueles que vivem nas grandes cidades. Dá o que pensar! Mas o que estamos fazendo para desacelerar esse processo?

De qualquer forma, ainda que a questão ambiental não esteja te preocupando muito, vale a pena assistir a série. Porque, afinal, nem só de ativismo sobrevive Aruanas. Os conflitos pessoais fazem com que a série fique envolvente e fácil de ser assistida. O final é surpreendente e eu já quero assistir a próxima temporada.

Você já assistiu Aruanas? Conte-nos o que achou nos comentários!

Rachel Jaccoud Amaro Mendonça

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.