Comportamento

Aprendizagem na mudança (ou M.A.P.A)

#olhabempqbemtem …Ter uma M.A.P.A para te ajudar na mudança.

Você já se mudou?

Sim… Não… A negativa, porém, só se aplica se estivermos pensando em mudança física-geográfica, de uma residência para outra. Porque se pensarmos em uma definição mais ampla, acredito que todos já mudaram-se e ainda mudarão muitas vezes. Faz parte de nossas vidas.

Como escreveu o filósofo Heráclito:

Nada é permanente, exceto a mudança.”

Eu já me mudei algumas dezenas de vezes. De uma casa para outra no mesmo bairro, de uma cidade para outra cidade, de um Estado para outro. Mas, o que me motivou a escrever este texto foi a última mudança que fiz. Uma mudança que não foi para mim, foi para meus pais, conforme relatamos em Pedido de Ajuda, Qual o seu legado? e #Desapego (parte 2).

Enquanto arrumávamos algumas coisas nesta mudança, fui fazendo uma autoanálise e me lembrei das muitas mudanças que já fiz para mim.

É ponto comum verificarmos um a um os objetos que possuímos. Acabamos encontrando lembranças queridas que há muito estavam esquecidas. Mas encontramos também muita coisa da qual precisamos nos desfazer e desapegar. Muita coisa que só ocupa espaço!

Aos poucos, vamos separando esses dois grupos e seguimos com a organização. É preciso ter cuidado para embalá-los da forma mais adequada. É preciso também separar aquilo que há de mais essencial… Aqueles itens que serão necessários tão logo cheguemos ao nosso destino, antes mesmo de toda a arrumação.

É preciso muita dedicação e disciplina para fazer uma mudança… E o mesmo acontece conosco se queremos que a mudança aconteça em nós!

M.A.P.A

Mudar de um local para outro nos traz interessantes lições. Quatro delas me chamaram a atenção durante a mudança de meus pais. E a elas dei o nome de MAPA. Afinal, um mapa é sempre bem-vindo quando precisamos nos deslocar de um lugar para outro.

1. Para mudar, você precisa de… MOTIVO

É este o início de qualquer mudança. No caso dos meus pais, o motivo foi o acidente que meu pai sofreu, relatado em Na saúde e na doença.

Motivos para eles se mudarem, eu mesmo já havia dado vários… Mas faltava, para eles, a verdadeira “motivação”. Aquele impulso interno que levará a ação.

Muitas vezes acontece isso em nossas vidas. As pessoas apontam nossos defeitos, ou as mudanças que gostariam de ver em nós. E nós não estamos realmente motivados a mudar. O que está faltando? Qual o seu motivo e qual seria sua motivação?

2. Para mudar, você precisa de… AÇÃO

A ação é a concretização do motivo. Na maioria das vezes, a ação nunca estará sozinha. Ela é coletiva. E será preciso um conjunto delas: outras ações.

No caso dos meus pais, eles precisaram contar, acima de tudo, com a minha ação. Porque, diante das circunstâncias, sozinhos eles nada poderiam fazer.

Você gostaria de mudar? Por que alguém te ajudaria em sua mudança?
Recebemos ajuda muitas vezes por causa dos laços criados com aquela pessoa. E o autor principal destes laços é você. Suas atitudes e conduta certamente pesarão para alguém te ajudar ou oferecer ajuda.

Acha que não precisa de ajuda? Então pense que por mais forte que você seja, se mais pessoas estiverem com você, para mais longe você conseguirá carregar aquela caixa…

Às ações devemos estar sempre atentos, porque elas não podem acabar. Serão como a água de um riacho, em constante movimento.

3. Para mudar, você precisa de… PROCURA

É preciso procurar por soluções e alternativas que corroborem com a nova vida que você deseja para você. Por isso, é preciso ver a procura como o seu objetivo. Sabendo que para alcançá-la será preciso ter foco.

A procura, no caso da mudança dos meus pais, não estava apenas na busca por uma outra casa. A procura estava também seleção e na organização de tudo aquilo que seria necessário para essa nova etapa da vida deles.

É preciso procurar, separar, averiguar e pensar… Aquilo ali é realmente útil?

Enquanto separava os pertences dos meus pais e procurava por aquilo que era realmente importante, dei-me conta de que o mesmo precisa acontecer comigo.

Preciso procurar e saber exatamente onde estão meus pontos fracos, meus pontos fortes, meus princípios e virtudes, sabendo que esse conhecimento me deixará mais forte. Afinal, saber identificar cada um desses pontos é extremamente importante para saber utilizá-los ou descartá-los.

Quando sabemos mostrar aquilo que temos de melhor, todos ao nosso redor são beneficiados. Entretanto, para que isso aconteça, precisamos nos conhecer, precisamos procurar e selecionar todo esse “material” que está dentro de nós. Devemos saber guardar e carregar. Devemos saber em qual caixa está determinada coisa para que seja fácil acessá-la. É também necessário cuidar das peças mais frágeis… Daquelas que podem se quebrar. E também das menores, que podem se perder.

Só depois que você tiver encontrado tudo, é que poderá passar a última etapa de sua mudança…

4. Para mudar, você precisa de… ARRUMAÇÃO

Fato é que quanto mais consciência tivermos da importância da arrumação, mais benefícios poderemos ganhar.

A arrumação é fundamental para que nossa mudança seja concretizada. Enquanto não estiver tudo no lugar, nossa procura não terá terminado. Nossos objetivos não terão sido alcançados.

É durante a arrumação que mais reflexões surgirão… Enquanto estivermos descarregando as caixas no novo lugar e arrumando tudo novamente, estamos revendo tudo aquilo que queremos manter (e não mudar). Poderemos pensar na importância (ou não) do que tínhamos e agora não temos mais, refletindo sobre o que precisaremos reaver ou até mesmo reconstruir. 

Ao concluir sua mudança, você dará o pontapé inicial para as próximas mudanças.

Mudanças são fundamentais para que o mundo gire. Mas se forem pensadas, tomando certo cuidado e precaução, elas podem ser mais bem-sucedidas.

Fazer uma mudança sem se organizar, sem saber se a geladeira passa na porta, pode trazer alguns problemas. Você não quer que sua geladeira fique arranhada, não é mesmo?

Claro que imprevistos acontecem. Não temos o controle de tudo. Mas talvez com este M.A.P.A. nossas próximas mudanças possam ser mais tranquilas e os prejuízos menores.

Que esta reflexão sobre mudança possa nos aprimorar de alguma forma. E que
sejamos conscientes de nossas mudanças. Especialmente das interiores, que farão de qualquer lugar que estivermos um lugar melhor!

Muito obrigado e… #olhabempqbemtem

Luiz Felipe Sandins Mendonça

Luiz Felipe Sandins Mendonça

Luiz Felipe é um empresário com alma de artista. Desde 2019, ele ajuda pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida através dos produtos da Omnilife. Dono de uma mente extremamente criativa, otimista incorrigível, é ele o criador do Olha Bem pq Bem Tem.

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.