Vizinhos e os seus atos
#olhabempqbemtem Em ir a janela de casa, observar a rua enquanto se aproveita para tomar sol e assim distribuir sorrisos e ser amigável com os vizinhos. Certamente isso é do bem!
Duas vizinhas se cumprimentam. Uma cena corriqueira, que pode facilmente nos passar desapercebida… Mas há muito mais por trás desse simples gesto.
“O Outro é nosso espelho…”, já dizia o grande Mêssie Loyal!
Uma grande verdade é essa teoria do “espelho”: o Outro reage conforme nós mesmos reagimos. Assim, não há nada melhor do que doar ao outro aquilo que queremos receber.
Por isso, que a partir desta imagem possamos refletir sobre as seguintes questões:
Como ganhar sorrisos daqueles que cruzam nosso caminho?
– Sorrindo para quem meu caminho cruzar!
Como ser tratado com educação e ouvir palavras cordiais?
– Sendo educado com todos, sem nos importarmos com as ações do Outro. Por exemplo, cumprimentar o porteiro do prédio, o motorista, os vizinhos… Segurar a porta do elevador para quem vem lá no final do corredor, ou a porta do prédio para quem entra quando você está a sair.
Agora, quando estivermos diante de uma crítica, que possamos pensar no outro como o nosso espelho e assim observar… Será que eu não o olhei estranho antes, com rótulos criados por mim e por isso o olhar dele refletiu assim?
Faça como essa simpática senhora da foto, que além de ter o costume de sempre aproveitar o calor do sol (sei disso porque é comum vê-la na janela tomando seu “solzinho”) presenteia aqueles que por essa calçada passam, com um olhar de carinho e um sorriso para alegrar!
Agora siga em frente, e #olhebempqbemtem !