Cenas do Bem

O reencontro de uma família

#olhabempqbemtem …No reencontro de uma família. No reencontro de um pai com uma filha.

Esta cena representa o momento do reencontro de uma família super unida, que ficou separada por 9 meses! Quando a separação ocorreu, a Clarinha, filha do casal, tinha acabado de completar 1 ano… E muitos diriam que o Rodrigo deixou de presenciar momentos lindos do desenvolvimento dela… Mas… Olha Bem pq Bem Tem…

O motivo da separação foi honroso. O Rodrigo foi convocado para participar de uma Missão de Paz no Líbano, pela Marinha do Brasil, onde exerce a função de Capelão. Uma Missão de Paz, por si só, já é uma coisa muito boa…Mas há muito mais BEM por trás dessa história toda! E justamente por ser tão bonita é que precisávamos compartilhar com todos.

Sabe aquele sentimento de que você tem um papel importante a seguir nesse mundo?

É aquele mesmo sentimento que te motiva a buscar sempre novos conhecimentos e aperfeiçoamento profissional. Você está tão certo disso, que teme muito pouco. A confiança de que você vai conseguir é sempre maior!

O Rodrigo é assim… Quando ele descobriu o que ele realmente deveria fazer… Ah… Ninguém o segurou mais. Num espaço curto de tempo, e mais tardio do que manda “o currículo escolar oficial”, cursou e formou-se em Teologia, fez Pós-Graduação e Mestrado na mesma área… Este último, na PUC do Rio de Janeiro.

O Rodrigo é alguém que ama estudar… Então resolveu fazer também o vestibular e passou para a Graduação em História na UFRJ.  Tudo pra se tornar um profissional ainda melhor… E aí, como se não bastasse, tornou-se Capelão da Marinha.

Mas para o Rodrigo esse não era apenas um concurso público que lhe traria boa remuneração e estabilidade. Era um trabalho que estava diretamente ligado ao que ele entende como sua missão. Ele leva a sério seu papel e, logo que entrou para o corpo de Oficiais, destacou-se por exercer seu trabalho com misto de competência e alegria.

Por causa disso, logo apareceu a oportunidade de ir em uma Missão de Paz no Líbano. Mas ele teria que ficar 9 meses fora.

Para alguém tão dedicado profissionalmente, isso não seria problema nenhum. Mas… Rebecca e Rodrigo tinham acabado de ter a Maria Clara.

Imagine o quão difícil deve ser ficar longe da pessoa que você ama por nove meses…

É ainda mais difícil se vocês são um casal unido que há anos vivem sua rotina juntos. É ainda mais difícil se esse momento é o momento dos primeiros meses de seu primeiro filho.

Por outro lado, quando o Rodrigo perseguiu seus objetivos profissionais, ele sonhava com este tipo de oportunidade e estava disposto a vivenciá-la. Se isso era o que o Rodrigo sempre desejou, o fato da oportunidade ter aparecido já representaria por si só um enorme BEM. Mas não para por aí…

Quando você é casado com alguém, é fundamental que as decisões mais importantes sejam tomadas em conjunto. Afinal, casamento é acima de tudo uma parceria… E o que a Rebecca pensava disso tudo?

Por nove meses, ela teria que dar conta sozinha da criação de sua filha. Ela não teria ninguém para lhe ajudar com as atividades da casa. E, para completar o cenário, ela tinha acabado de assumir um novo trabalho com novas rotinas e desafios.

Sinceramente, eu não sei qual seria a minha reação se estivesse no lugar da Rebecca. Mas ela foi compassiva e amorosa o suficiente para apoiar o marido nas suas realizações profissionais. E ela assim o fez porque sabia que o Rodrigo teria feito o mesmo por ela.

A Rebecca apoiou incondicionalmente a escolha e desafio do Rodrigo porque, afinal, sempre soube que ele desejava ter esse tipo de experiência. Com a parceria e cumplicidade dos anos que viveram juntos, foi relativamente fácil tomar uma decisão.

E como já dissemos anteriormente… A Sorte segue a Coragem.

O Rodrigo e a Rebecca não chamariam isso de sorte… Eles diriam que Deus honrou o compromisso que eles fizeram com suas bênçãos mais abundantes.

De uma forma ou de outra, o fato é que são incontáveis os bons momentos vividos pelos três ao longo desses 9 meses.

Primeiro que não foi bem sozinha que a Rebecca se virou… Houve também apoio incondicional da família do Rodrigo e da família da própria Rebecca. Ambas tentaram suprir todas as necessidades possíveis e fizeram-se presentes nos momentos mais importantes…

A Rebecca teve todo o suporte de seus pais e de seus sogros. O Rodrigo tinha a certeza de que seus bens mais preciosos estavam sendo muito bem cuidados por pessoas com quem ele sabia que podia realmente contar.

O Rodrigo cumpriu sua missão e desempenhou um papel importantíssimo na vida da tripulação que com ele estava embarcada.

Enquanto isso, a Rebecca adaptou-se super bem ao novo trabalho e também encontrou sua realização profissional!

O Rodrigo teve a oportunidade de conhecer muitos lugares que nunca sequer imaginou conhecer! A Rebecca e a Clarinha tiveram a oportunidade de encontrar o Rodrigo na Itália, durante uma curta licença… E os três vivenciaram momentos inesquecíveis nessa viagem dos sonhos.

A Clarinha foi abençoada também por ter o convívio com seus avós, bisavós, tias, tios e primos ampliado… Se o pai tivesse presente, provavelmente vínculos tão fortes não teriam sido construídos… A Rebecca foi abençoada por ter a Clarinha com ela. Se não a tivesse, o fato é que teria sido um percurso muito mais dolorido e solitário. Por outro lado… O Rodrigo foi abençoado por ter uma filha linda, que não esqueceu dele em momento algum. Que sentiu sua falta. E que quase não acreditou quando viu que o pai estava de volta!

A Clarinha ainda não fala pra valer… Mas o olhar dela ao ver o pai disse absolutamente tudo.

O reencontro deles, foi emocionante!

 

Dificuldades? Houve muitas… E a família recentemente reunida terá novos desafios a frente. Mas se continuarem sendo queridos como são, verão sempre seu espelho refletido naqueles que os cercam e continuarão recebendo o BEM que eles mesmos entregam a tantos.

Em vocês vemos luta, resiliência, compaixão, respeito pela individualidade do outro, sabedoria mas, acima de tudo, muito amor.

Obrigada por serem uma inspiração tão grande para nós.

 

Rachel Jaccoud Amaro Mendonça

Rachel Jaccoud Amaro

Rachel é historiadora por formação, escritora por vocação e fotógrafa nas horas vagas. Ama quebrar paradigmas e, exatamente por isso, abraçou o Olha Bem pq Bem Tem como projeto de vida.

4 thoughts on “O reencontro de uma família

  • Eliane Vidigal

    De coração para corações! História que fica, em página dourada, nos anais da família!

    Resposta
  • Lindo texto! Que Deus continue abençoando essa família!

    Resposta
    • olhabempqbemtem

      Oi, Thayla! Amém e obrigada por seu comentário! 🙂

      Resposta

Diga-nos o que achou desse texto. Ficaremos felizes com seu comentário.