Lion: uma jornada para casa
O FILME DO BEM desta vez é sobre um assunto que certamente emociona a muitos: adoção. Baseado em fatos reais, Lion: uma jornada para casa, conta-nos a incrível história de Saroo: um menino indiano de 5 anos, que se perde de sua família.
Convidamos todos vocês a assistirem esse emocionante drama de 118 minutos que tem em seu elenco: Nicole Kidman, Rooney Mara, David Wenham, Dev Patel e Sunny Pawar no papel de Saroo. A obra de 2016 foi coproduzida pela Austrália, Reino Unido e Estados Unidos; e acabou sendo indicada ao Oscar 2017 em seis categorias: melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora original e melhor fotografia.
Os sonhos de uma pessoa estão nos atos que não a fazem desistir.
A história inicia-se na década de 80. Saroo é uma criança alegre, cativante e sonhadora. Vive com sua mãe e irmãos em uma região paupérrima da Índia, repleta de desigualdades sociais e com péssimas condições de vida.
Sua mãe apresenta-se como uma mulher íntegra. Ela trabalha sem cessar para alimentar sua família. Mas falta comida. E, mesmo assim, ela pede honestidade ao filho para contar-lhe como foi que ele conseguiu o leite que alimentaria sua família naquela noite.
Guddu é o irmão mais velho de Saroo. Não tem mais do que 15 anos, mas já trabalha para tentar alimentar sua família, especialmente Saroo de 5 anos e sua irmã ainda mais nova.
Mas falta comida. E Saroo tem 5 anos, mas sente-se responsável. Quer trabalhar também e alimentar sua família.
Há muita força na insistência de um menino de cinco anos que quer provar ao seu irmão mais velho que ele pode aguentar o peso que um homem aguenta. Como um felino que vai à caça todos os dias… Sarroo convence Guddu a levá-lo para a labuta.
Saroo se perde. Como deve ter se sentido Guduu, sem seu pequeno companheiro? Como deve ter sofrido aquela mãe…
O Outro é o nosso reflexo.
Em Lion, vemos que Saroo é uma criança pura, criativa e inocente. E aqueles que cercam Saroo podem ser definidos pelo reflexo do que ele mesmo é.
Preste atenção em duas cenas que exemplificam isso muito bem e que são responsáveis por causar grande reviravolta na trama. Primeiro, a cena da “sopa imaginária”, responsável por apresentar novos caminhos que, mais a frente, mudariam a vida de Saroo. Anos mais tarde, é também a imaginação que apresenta novos caminhos… Quando Saroo torna-se o espelho da “detetive atrás do poste”.
É também como um “espelho” que podemos definir o relacionamento de Saroo com seus queridos pais adotivos. E é como um reflexo que podemos definir o relacionamento dos pais adotivos de Saroo com seu filho… É isso mesmo. Em um determinado momento do filme, a situação se inverte. O resultado final disso é surpreendente…
Por que Lion é um Filme do Bem?
Lion é um filme do BEM porque nos chama a atenção para questões ainda muito recorrentes no mundo e que precisam ser combatidas: a desigualdade social, o trabalho infantil, o sequestro de crianças, dentre muitas outras questões. Ao mesmo tempo, é uma linda história de adoção, muito bem sucedida.
É uma trama cheia de sensibilidade, que realmente nos emociona. É um filme de amor e esperança. Um grande exemplo de que, apesar das adversidades, sempre existirá o bem em nossas vidas!
Lion, à primeira vista, parece ser um filme de desencontros. Mas é muito mais do que isso.
Muitos e diferentes são os porquês para se adotar um filho. Quando o porquê dos pais de Saroo é revelado, somos levados a refletir… Entendemos que, por mais que as circunstâncias nos mostrem que estamos perdidos, se perder pode ser o início do caminho para nos encontrarmos.
Este filme imperdível está disponível na Netflix e na Net Now.
E você também pode ler o livro que inspirou o filme. Compre por este link e contribua para manter este blog.
Assista e conte-nos o que achou aqui na caixa de comentários.
Bom filme e #olhabempqbemtem.
Trilha sonora deste post:
P.S. O filme lançou uma campanha chamada #lionheart para ajudar crianças em situações como a de Saroo! Se você entende inglês, você pode saber mais sobre isso e fazer doações no site do filme: http://lionmovie.com/
Assisti o filme. Emocionante… Bela dica!
Parabéns pela sensibilidade do texto!