He even has your eyes
Agora, se o mundo mudar, você também é responsável por isso. – Il a déjà tes yeux
Há duas semanas começamos a estudar francês. Desde então, estamos procurando na Netflix boas opções com esta língua estrangeira. Assim, a gente pratica e se diverte ao mesmo tempo.
Encontramos “He even has your eyes” (Ele tem até os seus olhos) por indicação da página Franceses tomam banho. E foi uma grata surpresa.
Descrição
A comédia francesa Il a déjà tes yeux foi lançada na França em janeiro de 2017. O filme de 1h e 35 minutos foi dirigido por Lucien Jean-Baptiste que também assina o roteiro ao lado de Marie-Françoise Colombani e Sébastien Mounier.
História
Paul e Sali são um casal de negros casados que moram e trabalham em Paris. Recentemente, inauguraram uma loja, compraram uma grande casa a qual estão reformando, e aguardam ansiosos pela chegada de seu filho. Apesar de não poderem ter filhos biológicos, há muito eles têm lutado para adotar um filho. Quando Sali finalmente recebe a ligação que seu arquivo de adoção é aprovado, a felicidade é tanta que não cabe dentro deles!
Mal sabem eles, entretanto, que desafios inesperados os aguardam. O querido e esperado Benjamim é branco como leite, e Paul e Sali precisarão lutar para que seu filho de 4 meses seja aceito pelos seus novos avós e pela sociedade.
Por que (pq) “He even has your eyes” é um filme do BEM?
Tudo em He even has your eyes leva-nos a crer que esta é apenas mais uma comédia bobinha: a chamada para o filme, a abertura, as primeiras cenas e diálogos, as últimas cenas e diálogos também. E, de certa forma, é. Adicionalmente, como na maioria das comédias francesas, você não vai nem gargalhar, nem morrer de rir.
Mas, mesmo sem diálogos profundos e sem discutir a fundo questões existenciais, como um drama faria, este filme tem o poder de te fazer refletir sobre algo muito sério e real, de uma forma leve e descontraída.
A França, assim como outras regiões da Europa, tem recebido imigrantes de todo o mundo já há algumas décadas. Hoje, muitos franceses já não tem mais a cara de francês que nós tipicamente imaginamos que eles têm. (Assim como muitos de nós, brasileiros, não temos a cara que outros imaginam que nós temos). Nosso mundo está mesmo globalizado, afinal. Apesar disso, de muitas formas, ainda estamos presos a antigos preceitos e preconceitos.
Para mim, He even has your eyes é sobre isso, mais do que sobre adoção e racismo. Porque quando os pais de Sali se mudaram para a França em busca de uma vida melhor, eles não imaginaram que isto poderia causar verdadeiras mudanças de paradigmas e tradições. Quando Claire, a assistente social, escolheu sua profissão, ela não imaginou que encontraria em si mesma preconceitos tão profundos para serem resolvidos.
Teimosia e obstinação prevalecem por um tempo. E sobra muito sofrimento para aqueles que estão tentando lutar contra os preconceitos alheios. Mas, felizmente, o diálogo, a amizade, a persistência e, sobretudo, o amor prevalecem.
Il a déjà tes yeux é um Filme do Bem, portanto, porque nos mostra como somos capazes de superar nossos próprios preceitos e preconceitos em prol de amor, de carinho e cuidado.
Assista ao filme enquanto ele ainda está disponível na Netflix e depois volte aqui para nos contar o que achou! Se tiver outros filmes franceses para nos indicar, por favor também nos conte! Nossos estudos continuam.
*Veja outras indicações de Filmes do Bem aqui.
Pingback: Olha Bem pq Bem Tem | Filmes do Bem | O menino que descobriu o vento
“A França, assim como outras regiões da Europa, tem sido invadida por imigrantes de todo o mundo já há algumas décadas.” Sério que usou a palavra invadida?
Olá, Eduarda. Você está repleta de razão! Precisamos tomar muito cuidado com as palavras e neste caso eu mandei muito mal mesmo. Muito obrigada pelo seu comentário. Críticas construtivas são sempre muito bem vindas. Perdoe-me pela falha. E muito obrigada.
Achei este filme maravilhoso, leve, carismático, engraçado, com uma profundidade reflexiva bem ampla. Gostei tanto que fui pesquisar mais, sobre o ator, atores etc… Por alegria e felicidade encontrei este site e naveguei em toda a pagina, Parabéns Rachel e Luiz.
Ao comentário da Eduarda (acima) vou parafrasea – la: “Sério que ficou incomodada com a palavra invadida” 🙁
Um mundo de + amor e compreensão, não é um mundo com + mi, mi, mi….
Olá, Carlos! Muito obrigado por seu comentário. É uma alegria pra nós saber que ao ler um dos nossos artigos você tenha tido vontade de conhecer mais sobre esse nosso “projeto” e “caderno de experiências” que chamamos de Olha bem pq bem tem. Seja muito bem vindo e obrigado mais uma vez por seu feedback! Rachel e Luiz Felipe =)
Eu gostei muito do filme me fez rir e chorar ao mesmo tempo !!
História linda e como temos que se livrar dos preconceitos e viver o amor !
Amor de Jesus ! Verdadeiro e livre
Oi, Paula! Que bom que gostou da nossa sugestão. Realmente viver o amor é o mais importante no nosso e em todos os tempos. Muito obrigado por seu comentário.