Extraordinário
“Seus feitos são monumentos.”
“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
R. J. Palacio
Descrição
Extraordinário ou Wonder (título original) é um emocionante drama norte-americano, com duração de 113 minutos. A história foi baseada no livro de mesmo nome de R. J Palacio, publicado em 2012, e tem feito um enorme sucesso nos cinemas. Sob a direção de Stephen Chbosky e escrito por Jack Thorne e Steve Conrad, tem seu elenco formado por atores muito talentosos, dentre eles Julia Roberts, Owen Wilson e Sonia Braga.
História
Auggie Pullman (interpretado por Jacob Tremblay) nasceu com deformidades no rosto por conta da síndrome de Treacher Collins. Por causa disso, sua mãe foi sua professora até os 11 anos de idade. Agora, entretanto, todos acreditam que chegou a hora de Auggie ir para a escola, com outras crianças.
Uma família, em meio a medos, receios, aflições e desafios comuns a todos nós, é apresentada logo nos primeiros minutos do filme. Pai, mãe, irmã e irmão são personagens tão reais que lhe causam a empatia necessária para marejar seus olhos de lágrimas e torcer seus lábios em sorriso desde as primeiras cenas.
O filme traz também as inspiradoras frases construídas por R. J Palacio em seu livro. Lindas reflexões em poucas palavras.
Raquel J. Palacio resolveu escrever essa história depois de um incidente que viveu com seu filho de 3 anos. Eles aguardavam em fila para comprar um sorvete, quando seu filho começou a chorar ao ver uma menina com deformidades no rosto. Para amenizar a situação e não chatear a família, Raquel resolveu sair do local, mas isso só fez a situação ser ainda mais constrangedora.
A música Wonder, de Natalie Merchant, a fez refletir ainda mais sobre o ocorrido e como aquele incidente poderia ensinar outras pessoas. E foi assim que a autora começou a escrever essa linda história.
Por que (pq) Extraordinário é um filme do BEM?
Extraordinário é a própria definição de Filmes do Bem: “tem o poder de nos sensibilizar, nos mover, nos inspirar a que sejamos melhores a cada dia. É uma história de força, de superação, de obstáculos e de conquistas. É envolvente… Você sorri e chora, como se a história estivesse acontecendo com você mesmo ou com um amigo próximo”.
A história é contada de uma forma na qual você se identifica com praticamente todos os personagens. Como se você estivesse diante de um espelho, durante a apresentação de cada um deles.
Muitos diriam que o tema central do filme é o bullying. Mas, na verdade, é mais do que isso… O filme nos faz refletir que, muitas vezes, o maior desafio está em nós.
É comum não confiarmos em nós mesmos… Duvidamos de nossa capacidade física ou mental, achamo-nos feios, sem graça… Mas Extraordinário nos lembra que a beleza está em realmente conhecer alguém.
Quem nunca ouviu ou já disse aquela frase: “Você me acha bonito porque é minha mãe. Mãe não conta!”? Pois a mãe é justamente aquela que mais sabe, porque melhor conhece o filho.
Quem nunca conheceu alguém que achou feio no início e que, depois que o conheceu de verdade, bonito pareceu aos seus olhos?
Extraordinário é um filme sobre seres humanos e o poder de bondade que eles têm. E é um filme TÃO do BEM que, se eu fosse você, seguia nosso conselho e corria agora mesmo para o cinema mais próximo para assisti-lo!
Vai ser uma ótima história para você encerrar esse ano, rever algumas de suas atitudes, e recarregar as suas esperanças para o próximo.
Desejamos um ótimo filme e será uma alegria ler seus comentários depois!
Muito obrigado e…
#olhabempqbemtem
Trilha sonora deste post: