Anne with an E
As pessoas sempre dizem que eu falo demais. — Anne with an E
Desde sua estreia, a Netflix me recomendava a série Anne with an E. Ela estava lá com os 99% de probabilidade de me agradar, estava na minha lista, mas por algum motivo que não sei, não comecei a assistir.
Até que há alguns dias, amigas que sempre me recomendam boas sérias começaram a fazer a divulgação desta no Facebook. O motivo era claro: a Netflix não havia confirmado a terceira temporada para o ano que vem e só o faria se os fãs agissem, de alguma forma (coisas do século XXI). Aparentemente funcionou, a Netflix já acenou com uma possível terceira temporada e eu comecei a assistir a série, junto com muitas outras pessoas.
Descrição
Anne with an E é uma série de televisão canadense que estreou em 19 de março de 2017 na emissora CBC e está mundialmente disponível na Netflix. Sua história é baseada no livro Anne de Green Gables, publicado em 1908 com autoria de Lucy Maud Montgomery. Mas a série é uma adaptação da obra, feita pela escritora e produtora Moira Walley-Beckett.
Assim como Heidi, Anne de Green Gables fez tanto sucesso que passou por várias adaptações no cinema e na televisão. Esta última versão está primorosa. E, apesar de nos últimos anos a obra ter sido considerada mais adequada ao público infantil, a série é para todas as idades, tal como o livro foi originalmente concebido.
História
Anne (Amybeth McNulty) é uma menina órfã que passa por momentos terríveis em sua infância até que é adotada, acidentalmente, pelos irmãos Cuthbert (Geraldine James e R.H. Thomson). É que eles queriam adotar um menino para ajudá-los na fazenda e, quando Anne chega, simplesmente não sabem o que fazer com ela.
Mas, tal como faz com os Cuthbert, em poucos minutos Anne vai conquistando o público com sua criatividade extrema, seu vocabulário peculiar, sua alegria, sua inteligência e sua visão dramática da vida. Ela é aceita, afinal. Mas este é apenas o início, porque muitos desafios virão: bullying, preconceitos, feminismo, adoção, confiança, respeito são alguns dos temas que perpassam toda a série.
Por que (pq) Anne with an E é um filme do BEM?
Já deu pra perceber que tudo gira em torno desta fantástica personagem, né?
De fato, Anne é muito mais do que uma Pollyanna que faz o jogo do contente (sem desmerecer o clássico!). Ela não ignora os revezes vividos, detesta sua aparência e acredita que sua vida seria muito mais fácil se ela, de fato, fosse uma menina bonita. A cor de seu cabelo ruivo é a sua ruína! (E eu, morena que adoraria ser ruiva, morro de rir todas as vezes que Anne reclama de seu cabelo).
Como qualquer menina que está entrando na adolescência, ela reclama demais! Faz um drama até para as pequenas coisas… Não consegue avaliar as consequências de seus atos e, exatamente por isso, está sempre propensa a causar pequenos desastres!
Mas Anne ama viver! E tem altas expectativas em relação ao seu futuro. É extremamente grata aos Cuthberts, é doce, é meiga, é engraçada, é espontânea, é criativa, é amiga… É uma criança. E, por tudo isso, ensina e emociona diariamente aqueles que estão a sua volta.
Anne with an E é um “Filme do Bem” porque é daquelas séries que você assiste com um sorriso no rosto. Porque, afinal, a cada minuto há cenas de cuidado, gentileza, sensibilidade e carinho. E eu poderia continuar listando as palavras mais bonitas do nosso vocabulário, todas elas estariam contempladas nesta série. Visualmente bonita, rica em dramaticidade, leve, cheia de sutilezas… Esta série é um ótimo passatempo. Sem perceber, você aprenderá muito. Sem perceber, você apreciará arte. Sem perceber, o tempo vai passar sorrindo.
E você? Já assistiu Anne with an E? Conte-nos o que achou nos comentários!
Rachel Jaccoud Amaro Mendonça
Trilha sonora deste post:
Eu também adorei assistir Anne. E me chamou a atenção alguns diálogos primoros. Com sua leveza recupera em nós algumas lembranças e sentimentos simples da vida que valem a pena ser renovados. Sim, é um filme do BEM.
Obrigada por seu comentário, Eliete! Os diálogos são mesmo lindos! =)
Sim sim sim! Anne with E é tão lindo que alguns conhecidos começaram a assistir e pararam por não acreditar que uma série tão bonita possa ser interessante.
Insisto a todos que vençam o preconceito e continuem… Suas sutilezas tão reais e atuais chegam q ser cruéis se vc analisar que algo escrito em 1908 se encaixe tão bem nessa sociedade “moderna”
Exatamente, Maria Fernanda! É isso mesmo. Muito obrigada por seu comentário.
Eu já assisti duas vezes e não consigo me desligar. Anne nos ensina o que é o amor verdadeiro, genuíno, livre de interesses. É realmente inesquecível. Estou apaixonada.
Ficamos felizes que tenha gostado, Maria! Realmente para nós continua sendo inesquecível porque depois de ter assistido a várias séries após Anne, nenhuma se comparou a ela. Obrigada por seu comentário! 🙂
Eu assisti e recomendo a série Anne with E, amei tanto que assistiria mais de uma vez… me emocionou, me fez rir e chorar, e ainda me ensinou a necessidade de mais ser sutil e alegre na vida, e o melhor que podemos assistir com nossos pequeninos (sejam eles filhos ou netos – meu caso) que com certeza aprenderão a sutileza de uma criança tão apaixonante, como Anne! Com certeza um filme do Bem!
Isso, Sandra! Ótimo mesmo para assistir com os pequenos. Muito obrigada por seu comentário! =)
É realmente uma série apaixonante. Já assisti duas vezes e não consigo me desligar. É inesquecível.