Abnegação, esperança e fé
#olhabempqbemtem … Em abnegar… Em fazer sacrifícios por ter esperança em alguém.
Uma cena tão emocionante quanto forte: mães, esposas, filhas, familiares, amigos caminham em direção à entrada de um presídio, situado em São Gonçalo. Abnegação. Abrem mão dos seus dias, das suas horas. Enfrentam barreiras e preconceitos. Deixam seu orgulho de lado. Muitas vezes, madrugam na frente deste local, para conseguir visitar alguém que lá dentro está…
Cada um que está dentro do presídio, tem seus porquês. Atos e ações precipitadas, equivocadas, arruinadas. Ocasionadas por ignorância, falta de oportunidades, acidentes? Falta de cuidado ou atenção? Excesso ou falta de repreensão? Cobranças demais? Não importa…
Também cada um que ali caminha tem seus próprios porquês… As mulheres que vemos nesta fotografia carregam muito mais que alimentos e objetos em suas sacolas. Encurvadas, há muito peso em suas costas… Elas também carregam os sentimentos daqueles que visitarão. Carregam quilos de arrependimento, culpa, sofrimento. Mas, acima de tudo, carregam amor, compaixão, esperança, fé.
Esse caminhar é um ato de amor, abnegação e coragem. E certamente existe BEM em cada passo dessas mulheres. Em meio à dor de cada uma, está o desejo de ter uma sociedade melhor. O desejo de que, um dia, não haja a necessidade de existir lugares como esse. Existe esperança, existe fé. É isso que as move.
E não foi a esperança que restou no fundo da caixa de Pandora? Não é a fé que move montanhas? Como dizia Chico Xavier:
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
Esta é a mensagem que elas transmitem para nós. Não podemos ser escravos de uma atitude que nos trouxe resultados negativos. Agir, erguer a cabeça. Coragem, esperança, fé é o que elas levam para seus entes queridos.
Até que provem o contrário (e podem jamais provar), eles agiram de forma que não foi aceita pelas leis que regem nosso país… E sempre haverá leis. Leis fazem parte do mundo.
Mas leis podem mudar. Já mudaram. Mudarão novamente. Depende de momentos políticos, formas de governo, da economia. Depende de cada olhar…
Do ponto de vista do nosso olhar, essas pessoas ilustram bem a frase proferida por Jesus: “Atire a primeira pedra aquele que nunca pecou!” Em um momento em que ouvimos com frequência a terrível e insensível frase: “Bandido bom, é bandido morto!”, essas mulheres da fotografia nos sensibilizam, nos convidam a pensar nos sentimentos que ainda mantém nossa sociedade viva.
Que a esperança e a fé de cada um destas pessoas nos inspire em nosso próprio caminhar.
Muito obrigado e… #olhabempqbemtem
P.S. Esta foto foi mais uma contribuição de um querido seguidor de nossa página: Hudson Honorato. Muito obrigado, Hudson, por esse presente inspirador, pelo seu olhar atento, cheio de sensibilidade e poesia.
Você também pode nos enviar uma contribuição. Fale conosco pelo e-mail:
querocontribuir@olhabempqbemtem.com.br
Pingback: Olha Bem pq Bem Tem | Histórias do Bem | Um presente de Natal