A surpresa de um problema
#olhabempqbemtem… Ser surpreendido com um problema e ter aí oportunidades de melhoria.
Mas o que foi que aconteceu? O chão da cozinha todo molhado, já se espalhando água pelos corredores do restante da casa, e água já chega na área de serviço.
Realmente vazava muita água por trás do filtro. Rapidamente fechei o registro e fui secar o chão, depois veria o que havia acontecido por ali.
Enxugava e observava até onde havia ido toda aquela água.
Estava praticamente por todo o chão da cozinha, além de já ter invadido o corredor de entrada após a porta principal da cozinha. Do outro lado, já chegara até a área de serviço e era desperdiçada pelo ralo embaixo do tanque.
Depois de enxugar toda a área visível do chão, era necessário me concentrar embaixo da geladeira e do fogão, onde duas poças d’água haviam se formado. Iniciei pela parte da geladeira e foi aí que também iniciou a reflexão que me fez escrever esse post.
Precisava movê-la, para secar de fato toda aquela água. Afinal, a geladeira daqui de casa fica praticamente embutida, em um espaço feito especialmente para ela entre os armários. Por esse motivo, nem sempre a limpeza é feita embaixo dela. Com mais frequência, a limpeza ocorre apenas nos espaços em que cabe tirar qualquer poeira.
Por isso, quando arrastei a geladeira, junto daquela poça, estava muita poeira acumulada.
Um problema, duas opções de escolha
Quando eu arrastei a geladeira, poderia muito bem ter apenas secado o chão antes de retorná-la para seu devido lugar, sem muito detalhes, sem muito cuidado, sem muita observação. Mas não… Decidi arrastá-la ainda mais e aproveitar para fazer de fato uma limpeza ali.
Fiz o mesmo embaixo do fogão, que também fica encaixado entre armários. E tive até mais trabalho ali do que com a geladeira. Embaixo dele, um pedaço grande de vidro de alguma louça que quebrara a alguns dias atrás e ficara esquecido por ali.
Curiosamente, naquela mesma semana postamos uma Cena do Bem em nossas redes sociais, registrada na lixeira de nosso prédio. O vidro quebrado havia sido embalado e identificado para que não machucasse ninguém. Veja a cena neste link aqui e aproveite para nos seguir no Instagram.
Tomei a cena como exemplo, e fiz o mesmo com aquele vidro que havia encontrado.
A limpeza cuidadosa deu trabalho, tomou mais do meu tempo, mas eu vi ali uma oportunidade para obter melhores resultados no longo prazo. E aproveitei-a.
Porquê “pq” resolvi narrar esse fato?
Porque se fizermos paralelos dessa situação específica com outras em nossas vidas, poderemos ter resultados melhores.
Imagine agora que um problema fora criado devido a ação de alguém? (E talvez você até desconheça a causa do problema, mas cabe a você resolvê-lo). E, ao se aprofundar mais no caso em busca de uma solução, você percebeu que havia ali mais do que aquele problema… Havia outros obstáculos, e também a oportunidade de lapidar, melhorar, limpar algo em busca de um convívio melhor.
Quando encontrar um problema, observe se será necessária também uma limpeza naqueles cantinhos escondidos, como o caso da geladeira e do fogão daqui de casa. Pode parecer perda de tempo agora, mas eu garanto como você ganhará tempo mais tarde. Porque, afinal, já terá resolvido seus próximos problemas de antemão.
Um problema, dois benefícios
Eu estava concentrado, trabalhando firme, quando descobri que minha cozinha estava inundada. Poderia ter praguejado, secado tudo de qualquer jeito, ou até mesmo ter fingido que não tinha visto o problema e deixado ele ali, para que minha esposa o resolvesse depois.
Ao secar e limpar o chão com cuidado, ganhei a oportunidade de resolver não apenas o problema que estava bem diante de mim, mas também dois outros. E isso, de certa forma, agilizou o processo de faxina que aconteceria nos próximos dias em minha casa.
Explico:
Temos aberto as portas de nossa casa para o sistema de hospedagem chamado AirBnB. Já contamos um pouco sobre essa experiência no post #Desapego, e em breve devemos contar mais em um próximo post. No mês de dezembro e janeiro, recebemos hóspedes praticamente todas as semanas!
Por esse motivo, é muito importante que nossa casa esteja sempre muito limpa. E, como estilo de vida e parte do nosso processo de desapego, não temos ninguém que nos ajude nesse quesito. A limpeza de nossa casa é feita por nós mesmos, muitas vezes na correria entre os momentos de trabalho e lazer (é corrido, mas é bem feito!).
Mais tarde, naquela mesma semana, recebemos um hóspede de última hora e ajudou (e agilizou) muito saber que o chão da cozinha já estava limpo! E sem vidros, livre de perigos!
Valeu a pena a minha limpeza. E nem preciso dizer que minha esposa ficou muito feliz por ter encontrado o problema já resolvido, né?
E você? Está com sua limpeza em dia ou a tem empurrado para debaixo do tapete? Pense nisso!
Muito
#olhabempqbemtem
Luiz Felipe Sandins Mendonça